top of page

Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Blackmagic Design Anuncia DaVinci Resolve 14

Atualizado: 22 de mar. de 2020

Novas ferramentas revolucionárias para edição, correção de cores e pós-produção de áudio profissional desenvolvidas para possibilitar um salto histórico nos fluxos de trabalho de pós‑produção!

DaVince Resolve 14-3

NAB 2017, Las Vegas, EUA – 24 de abril de 2017 – A Blackmagic Design anunciou hoje o DaVinci Resolve 14, a maior versão da história do produto e uma atualização que foi desenvolvida para ser mais que uma atualização de software incremental, mas uma revolução completa na pós-produção. A Blackmagic Design acredita que o novo DaVinci Resolve romperá com os conjuntos de ferramentas estagnados usados na pós-produção e oferecerá um novo caminho a seguir tanto para as menores quanto para as maiores instalações do mundo.


Os novos recursos incluem uma performance até 10 vezes melhor, uma suíte de pós-produção de áudio completa com áudio Fairlight integrado ao DaVinci Resolve e ferramentas de colaboração multiusuário que permitem que múltiplas pessoas editem, colorizem e façam a mixagem de áudio a partir de múltiplos sistemas, tudo no mesmo projeto ao mesmo tempo.


Isto é como se o DaVinci Resolve 14 reunisse 3 aplicativos de ponta em um. Os clientes obtêm edição e correção de cores profissionais e as novas ferramentas de áudio Fairlight. Um único clique é suficiente para alternar entre a montagem, as cores e o som. E as novas ferramentas de colaboração multiusuário permitem que todos trabalhem no mesmo projeto ao mesmo tempo, assim os clientes não precisam mais importar, exportar, traduzir ou fazer a conformidade de projetos.

O DaVinci Resolve 14 muda a pós-produção significativamente, de um fluxo de trabalho linear para um paralelo, assim todos podem trabalhar ao mesmo tempo, deixando os editores, coloristas e engenheiros de som com tempo de sobra para serem criativos.


A versão beta pública do DaVinci Resolve 14 estará disponível hoje para download imediato no website da Blackmagic Design. O DaVinci Resolve 14 também será apresentado na cabine SL216 da Blackmagic Design na NAB 2017.


Descrição Detalhada do DaVinci Resolve 14

O DaVinci Resolve 14 inclui um novo mecanismo de reprodução de alta performance que é 10 vezes mais rápido que o anterior.

DaVince Resolve 14-2

Além de otimizações extensivas de CPU e GPU, os clientes também obtêm melhor execução por threading e pipelining da GPU, latência mais baixa, taxas de atualização da IU mais rápidas, suporte para Apple Metal e muito mais. Isso torna o DaVinci Resolve 14 mais rápido e responsivo do que nunca, assim os clientes podem obter uma performance incrivelmente fluida e edição mais precisa, mesmo em linhas de tempo mais longas com milhares de clipes. A depuração e a reprodução de vídeos são instantâneas e há uma nova e potente aceleração dos formatos intensivos para o processador, como H.264, possibilitando editar imagens 4K em um laptop.


O lendário áudio Fairlight agora está completamente integrado no próprio aplicativo DaVinci Resolve. A tecnologia Fairlight é famosa por ser usada pelos estúdios de ponta em todo o mundo para a pós-produção de som no cinema e na televisão. A Fairlight é conhecida tanto pela sua qualidade de som superior quanto pela sua velocidade. Os clientes obtêm um kit de ferramentas de áudio profissional extensivo para a gravação, edição e suavização de som, barramento profissional, mixagem e roteamento, além de masterização multiformato para os formatos de áudio 3D, tais como 5.1, 7.1, Dolby e até 22.2. O mecanismo de áudio de ponta e latência superbaixa foi desenvolvido para trabalhar com áudio de 96 bits a 192 kHz e gera até 1000 trilhas com equalização, processamento de dinâmica e plug-ins em tempo real para cada uma delas quando utilizado com a placa Fairlight Audio Accelerator. E mais, o novo áudio Fairlight pode gravar até 96 canais, enquanto faz a reprodução de até 150 canais de áudio simultaneamente, à medida que faz a mixagem disso tudo em tempo real! Não há outro software disponível com esse nível de potência dedicada ao som.


A nova página Fairlight no DaVinci Resolve 14 inclui uma linha de tempo multitrilha completa para a edição de subquadros de áudio, reduzida ao nível de amostras de áudio. O mixer foi desenvolvido para possibilitar aos clientes criar sequências sofisticadas com vários barramentos de saída principal, sub e aux para a masterização e entrega em múltiplos formatos ao mesmo tempo. Cada canal no mixer inclui EQ paramétrico de 6 bandas em tempo real com expansor/portão, compressor e limitador de dinâmica. A distorção do tempo de clipes permite que os clientes estiquem ou compactem áudio sem mudanças de tom. Além disso, cada parâmetro individual pode ser automatizado, mesmo os plug-ins VST, usando uma variedade de modos de automação.


Além da edição de som, suavização e mixagem, a página ‘Fairlight audio’ no DaVinci Resolve 14 também inclui ferramentas de gravação multicanal que são largamente superiores às ferramentas encontradas na maioria dos sistemas de edição. Os clientes podem gravar narrações ou até uma orquestra sinfônica inteira enquanto também monitoram vídeo e múltiplos canais de diálogos e efeitos sonoros. O monitoramento avançado tem capacidade para barramentos com extensões de até 24 canais com fold-up e fold-down personalizáveis para o cruzamento entre formatos. O monitoramento pode ser feito em até 16 conjuntos diferentes de alto-falantes, incluindo enormes instalações em cinemas.


O DaVinci Resolve 14 funciona com a placa Fairlight Audio Accelerator, que oferece aos clientes até 1000 trilhas com latência zero e o processamento de efeitos para EQ, dinâmica e até 6 plug-ins VST por canal em tempo real. Mesmo sem a placa aceleradora, a maioria dos computadores modernos ainda pode processar mais de 60 trilhas em tempo real. Além disso, o DaVinci Resolve 14 também pode ser usado para orientar toda a linha de consoles hardware de mixagem da Fairlight, o que deixa os trabalhos com projetos multitrilha complexos mais rápidos do que em qualquer outro sistema disponível.


Os barramentos avançados e a arquitetura da mixagem também permitem a entrega em múltiplos idiomas e formatos que podem ser processados simultaneamente a partir do mesmo projeto, reduzindo significativamente o tempo necessário para a entrega de masters finais.


Toda essa potência de edição, correção de cores e pós-produção de áudio também quer dizer que múltiplas pessoas precisam trabalhar no mesmo projeto, ao mesmo tempo. E é aqui que as novas ferramentas revolucionárias de colaboração são vitais para o sonho de inovar a pós-produção. Essas novas ferramentas de colaboração revolucionárias redefinem completamente os fluxos de trabalho de pós-produção, mediante o suporte simultâneo à edição, correção de cores e pós de áudio. Os editores-assistentes podem fazer a preparação das imagens enquanto os editores fazem a montagem do filme, os coloristas podem fazer o tratamento cromático das imagens e os editores de som podem fazer a mixagem e finalizar o áudio, tudo no mesmo projeto e ao mesmo tempo.


O novo bloqueio de ficheiros, clipes e linhas de tempo permite que os usuários trabalhem com segurança em uma parte específica do projeto sem sobrescrever uns aos outros. Também há um cliente de chat seguro integrado que permite que membros de equipes se comuniquem internamente no próprio DaVinci Resolve sem a necessidade de uma conexão de internet externa. Este chat seguro é vital, pois a maioria das instalações de ponta não tem capacidade para utilizar serviços como Slack ou Skype para enviar mensagens porque necessitam permanecer completamente desconectadas da internet para garantir a segurança contra hacking.


A nova ferramenta de comparação visual da linha de tempo deixa rápida e fácil a visualização das diferenças e a combinação das mudanças entre duas linhas de tempo ao exibir uma comparação lado a lado de cada alteração feita pelos usuários. E o melhor, o DaVinci Resolve 14 funciona com o armazenamento que você já tem. Não há necessidade de adquirir armazenamento e servidores caros ou proprietários para trabalhar de forma colaborativa.


Os novos recursos multiusuário do DaVinci Resolve 14 acabam com a necessidade de importar, exportar, traduzir e fazer a conformidade de projetos. Os clientes não têm mais que esperar pela edição final antes de começar o tratamento das cores e os trabalhos de som. Para alterar entre a edição, as cores e o som, basta um clique. Isso quer dizer que editores, coloristas e editores de som do cinema podem todos trabalhar paralelamente, o que faz com que o DaVinci Resolve 14 seja a maneira mais rápida de editar, colorizar, fazer a mixagem e entregar projetos.

DaVince Resolve 14

Além dos incríveis aprimoramentos na performance, os editores também obtêm novos comandos de deslizamento e deslocamento que facilitam aparar dinamicamente ao vivo, na hora, durante o playback. Eles agora podem salvar predefinições de layout da interface, visualizar múltiplos ficheiros ao mesmo tempo e abrir múltiplas janelas de ficheiros. Novas sobreposições de marcadores, ferramentas de edição para apenas áudio e apenas vídeo, o rastreamento de cores e a edição de subquadros de áudio fazem com seja o software de edição criativa mais potente do mundo.


Para os coloristas, há mais de 20 novos filtros Resolve FX que facilitam remover poeira, recuperar pixels mortos, distorcer imagens e muito mais. A nova e fantástica ferramenta de melhoramento facial reconhece e rastreia características faciais para que os coloristas possam rapidamente suavizar peles, ajustar tons de pele, dar mais brilho aos olhos e até mudar a cor de lábios, tudo sem ter que selecionar ou rotoscopiar qualquer parte da imagem. A ferramenta de melhoramento facial é um recurso indispensável que os coloristas usarão todos os dias. Além disso, há novas ferramentas de estabilização, combinação de movimentos e processamento de imagem que dão aos coloristas mais opções criativas do que nunca.


Os clientes podem adicionar o DaVinci Resolve Micro Panel, DaVinci Resolve Mini Panel ou um painel DaVinci Resolve Advanced Control para um fluxo de trabalho com velocidade máxima. Todos os controles foram posicionados de maneira lógica e feitos de materiais da mais alta qualidade. As trackballs calibradas, suaves e de alta resolução com botões giratórios e dials desenvolvidos com precisão incluem a medida perfeita de resistência para ajustar qualquer configuração com exatidão.


Os painéis de controle DaVinci Resolve proporcionam um controle fluido e prático sobre múltiplos parâmetros ao mesmo tempo para coloristas e editores, permitindo que criem looks quer seriam simplesmente impossíveis com um mouse padrão.

“O sucesso estrondoso do DaVinci Resolve tem sido incrivelmente empolgante. Ele se tornou o sistema de edição de mais rápido crescimento no mundo e agora estamos partindo para o próximo nível com o DaVinci Resolve 14,” disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “Com esta nova versão, não queríamos uma atualização incremental. Queríamos dar um grande salto adiante e abrir novos caminhos. A nossa equipe de engenheiros aqui na Blackmagic Design também está muito mais entusiasmada com ele. Estamos muito felizes de ver como os programas de edição estão mudando e esperamos que uma nova geração de engenheiros de som faça parte da indústria. Juntos, podemos todos trabalhar para continuar fazendo com que este seja o melhor software do mundo para edição, correção de cores e, agora, áudio!”


A Blackmagic Design também anunciou uma redução de preço para o DaVinci Resolve Studio, de US$995 para apenas US$299. Ele custa menos que a maioria dos planos anuais de assinaturas de sistemas em nuvem, o que torna o DaVinci Resolve mais acessível para mais clientes.


A versão gratuita do DaVinci Resolve também está disponível com os mesmos recursos novos e poderosos para a edição e a pós-produção de som. A versão DaVinci Resolve 14 Studio de US$299 acrescenta as novas ferramentas colaborativas multiusuário, mais de 20 novos Resolve FX, incluindo ferramentas de melhoramento facial avançadas, suporte para projetos 4K e de 120fps, 3D estereoscópico, efeitos de desfoque e neblina com qualidade ótica, granulação de película, ferramentas para a eliminação de ruído e muito mais. E o melhor de tudo, o DaVinci Resolve não exige uma conexão de internet ou assinaturas mensais de sistemas em nuvem para funcionar.


Além disso, a Blackmagic Design também anunciou um novo programa mundial de certificação e treinamento com curriculum certificado para o DaVinci Resolve. Os clientes podem aprender em seu próprio ritmo ao adquirir uma série de livros da Blackmagic Design ou fazer cursos de treinamento online ou pessoalmente em um dos centros de treinamento certificados. Para mais detalhes, visite o site do DaVinci Resolve.


O DaVinci Resolve 14 funciona em todas as principais plataformas, incluindo Mac, Windows e Linux, facilitando a integração com sistemas e fluxos de trabalho existentes. Os clientes operando Linux Red Hat ou CentOS podem até montar suas próprias estações de trabalho com placas-mãe de baixo custo, processadores extremamente rápidos, quantidades enormes de RAM e até 8 GPUs para uma incrível performance em tempo real.



Fonte: Blackmagic Design

bottom of page