A EducaSolutions inaugurou um estúdio em 2015 com uma solução baseada em câmeras DSLR e o TriCaster Mini para a gravação de vídeo aulas com qualidade profissional.
Não é somente com estruturas tecnológicas complexas e espaços grandes que se consegue fazer a produção de material audiovisual profissional. A educação à distância, de uma maneira geral, possui uma estrutura relativamente simples de gravação e transmissão que gera resultados satisfatórios para universidades e corporações.
Especializada em ofertar soluções personalizadas para educação à distância, a EducaSolutions tem sede em São Paulo e ganhou esse nome em 2010, mas já desde de 2004 atua no setor de educação à distância, primeiramente oferecendo assessoria para projetos de cursos online e, em 2007, se tornando o Portal Futuro, um programa de TV que tinha como objetivo apresentar os cursos das universidades, como uma orientação profissional.
A empresa oferece a estrutura para produção de vídeo aulas e o planejamento pedagógico deste conteúdo para grandes clientes, como o Instituto Mauá de Tecnologia, o Senac, a Fundação Vanzolini e diversas editoras, como a Guanabara Koogan, a Editora Método e o Grupo Editorial Nacional, entre outros. Se necessário, a EducaSolutions possui uma equipe de mais de 50 professores e pesquisadores universitários que ministram as aulas solicitadas pelos clientes, conforme a necessidade deles, ou realiza o treinamento dos professores do próprio cliente para adequar o conteúdo para o formato de vídeo aulas.
Além de realizar gravações in loco, de acordo com a necessidade do cliente, a empresa possui também desde 2015 um escritório na Vila Mariana em São Paulo com um pequeno estúdio pensado especificamente para esse tipo de gravação. A sala tem um sistema combinando uma câmera DSLR Canon modelos 5D ou 60D, teleprompters e um TriCaster Mini.
Com esse setup, conforme explica Antonio Dégas Storelli, diretor de projetos da EducaSolutions, o professor consegue acompanhar com retorno visual sua aula e interagir com a tela, além de economizar muito tempo na pós-produção com a edição do material. “Eu utilizo um canal para a câmera e um para o computador, com a apresentação do professor”, começa. O operador sincroniza a apresentação com a fala do professor e “assim, quando o professor termina a sua aula, já está quase tudo pronto. Não temos que fazer quase nada na pós-produção”, explica Storelli.
“A gente usar TriCaster aqui é dar tiro de bazuca em formiga”, brinca o executivo ao falar das funcionalidades do dispositivo. “O que a gente usa já é fantástico, mas ele faz muito mais coisas do que o que a gente precisa. Por exemplo: não utilizamos cenários virtuais porque trabalhamos com um plano um fechado com um fundo chapado para o foco ser na tela, na apresentação, mas a facilidade de você fazer um chroma key e transmitir ao vivo, isso não tem igual. Só a TriCaster, das soluções que eu estudei, que oferece essa possibilidade. Antes eu precisava de dois equipamentos”, ressalta o executivo ao falar da importância de possuir uma solução compacta para um estúdio pequeno como o deles.
A empresa, atualmente, também presta um serviço específico para a fabricante de comésticos Itallian Color. Vendendo produtos exclusivamente para o público profissional, a fabricante exige que os interessados em comprar seus produtos façam um curso específico, que é produzido pela EducaSolutions em um estúdio/auditório em Santo André, no ABC paulista. Este, no caso, possui uma estrutura uma pouco mais complexa do que o setup de videoaulas, utilizando de três a quatro câmeras e um switcher TriCaster 40 para a produção do curso.
Sobre o TriCaster Mini
Com o objetivo de acabar com o mito que é muito difícil e caro produzir conteúdo de vídeo atrativo, o TriCaster Mini integra um estúdio completo com funcionalidades de produção em um dispositivo compacto para oferecer a qualquer usuário a possibilidade de controlar câmeras ao vivo com vídeo, grafismos, GCs e outras fontes.
Uma tela de vídeo integrada e configurável colocada ao lado do próprio sistema serve também como monitor para mostrar os diversos conteúdos selecionados pelo usuário.
Tanto os principiantes como os profissionais podem explorar a ampla gama de ferramentas do TriCaster Mini que incluem, por exemplo:
Combinação de diferentes fontes visuais
Sobreposição de logotipos, apresentações, quadros, títulos, arquivos multimídia e animações
Importação de elementos da própria marca do usuário para sua inclusão em transições e animações
Incorporação de uma apresentação ou de páginas web
Substituição de fundos sólidos por um ambiente simulado
Transmissão de programas através da internet mediante a transmissão de vídeo ao vivo
Publicação de clipes no YouTube, Facebook, Twitter ou no próprio site da empresa
Recepção de videochamadas
Gravação do programa e das sequências de câmera simultaneamente
Criação de atalhos para conseguir sequências sofisticadas com o apertar de um botão
Comments