Fabricantes japonesas já pretendem lançar TVs ao mercado, enquanto a emissora pública se focará no desenvolvimento dos padrões de compressão, áudio e transmissão
Completadas as primeiras transmissões terrestres e abertas ao público no Rio 2016, agora, a meta é levar essa tecnologia para a casa das pessoas. Segundo informações da japonesa Nikkei, a Panasonic, a Sony e a NHK estão se unindo para trazer TVs 8K ao mercado até a próxima edição das Olimpíadas, em Tóquio.
A estratégia é uma resposta a diminuição da presença das fabricantes nipônicas neste mercado, frente às concorrentes sul-coreanas e chinesas. No ano passado, a Sony e a Sharp foram as únicas japonesas que constaram na lista de 10 maiores fabricantes em receitas de vendas de TVs. Assim, para tentar retomar as principais posições, as empresas irão focar já na próxima geração da tecnologia de ultra alta definição.
A emissora pública NHK, conhecida pelo pioneirismo em pesquisas relacionadas ao 8K, já tem previsões de realizar transmissões em 8K para o começo de 2018, mas isso implica em altos custos de pesquisa e desenvolvimento. Pensando nisso, a Panasonic e a Sony também pretendem trazer outras empresas para o consórcio, dividindo os esforços entre todas as envolvidas.
A NHK ficará responsável pelos padrões de transmissão, compressão e áudio de alta qualidade, enquanto que a Socionext – uma companhia de chips formada pela união das divisões da Fujitsu e da Panasonic – ajudará a desenvolver os processadores. A Sony, por sua vez, planeja lançar as TVs 8K até 2020, data da próxima Olimpíada.
Como a Panasonic e a Sony competem neste mesmo mercado, elas se focarão em diferenciar seus produtos, garante a reportagem da Nikkei.
Fontes:www.panoramaaudiovisual.com.br
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