top of page

Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Blackmagic anuncia disponibilidade do Fusion para Linux

Os interessados em conhecer o software de efeitos especiais podem baixar sua versão gratuita diretamente no site da fabricante.

A Blackmagic Design anunciou que sua solução para efeitos especiais Fusion está disponível para plataformas Linux. Agora, os usuários poderão escolher a plataforma que preferirem, uma vez que o programa já era compatível com Mac OS X e Windows. Assim, poderão trabalhar em conjunto com outros profissionais em um mesmo projeto sem se preocuparem com o sistema operacional que utilizam.

Além deste anúncio, a Blackmagic está disponibilizando em seu site a versão 8.2 do software de forma gratuita, para que os usuários possam baixá-lo e utilizá-lo como quiserem. Os interessados em obter a versão paga e mais completa, chamada de Fusion 8.2 Studio, terão que desembolsar US$995. Os clientes que optarem pela versão completa tem acesso à nódulos de renderização sem limites e recursos de multi-usuário.

O Fusion já tem sido usado há mais de 25 anos pela indústria cinematográfica hollywoodiana como uma ferramenta para efeitos especiais e motion graphics em filmes blockbusters como Thor, No Limite do Amanhã, a trilogia de Jogos Vorazes e outros.

Oferecendo uma interface baseada em nódulos, o Fusion torna fácil e rápida a construção de efeitos visuais com um conjunto de ferramentas para que os usuários possam realizar tracking de objetos, rotoscopia, animem títulos, criem efeitos de partículas e outras coisas, em um espaço de trabalho 3D.

O Fusion também pode importar modelos 3D de softwares como Maya, 3ds Max ou Lightwave e renderizá-los com outros elementos de forma simples. Outras ferramentas podem ser usadas para adicionar neblina, iluminação e reflexos com mapeamento para os objetos renderizados.

O Fusion 8.2 Studio do Linux também inclui uma licença gratuita que podem ser instalados em um variedade ilimitada de nódulos. Isso permite que grandes estúdios criem render farms poderosas sem nenhum custo adicional, diferentemente de outros softwares de efeitos visuais profissionais que cobram uma “taxa” para cada nódulo de renderização.

“O Fusion é a única ferramenta para composição 3D integrada que também permite a renderização de modelos 3D, adicionar efeitos volumétricos, partículas e até motion graphics”, diz Grant Petty, CEO da Blackmagic. “A parte mais interessante é que os usuários podem baixá-lo de graça e, depois que seus clientes aumentarem, podem comprar uma versão Studio sem nenhum custo de assinatura ou de licenciamento para renderização, de forma que eles podem construir renders farms multi-nódulos gigantescas para acelerar seus trabalhos”, ressalta.

Fonte:www.panoramaaudiovisual.com.br

bottom of page