top of page

Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Produção de vídeo - O guia completo



Sabemos que a produção de vídeo é um método eficiente de conseguir ter um maior contato com o público, e assim atraí-lo. Isso porque grande parte do tráfego da internet ocorre por intermédio dos vídeos.


Tudo isso faz com que diversas empresas queiram investir na produção de vídeos. Afinal, nada melhor do que ter um recurso eficiente que seja capaz de aproximar uma marca do seu público, por exemplo.


Porém, mesmo com tantas vantagens, muitas pessoas ainda têm receio de produzir vídeos por conta da limitação de recursos. Mas, com isso não é preciso se preocupar, pois temos uma boa notícia: a produção de vídeos não é um bicho de sete cabeças!

Isso porque não é necessário ter os melhores equipamentos do mundo para fazer uma boa produção de vídeo. Portanto, é possível sim fazer um vídeo de baixo custo com muita qualidade e eficiência.


Se você deseja saber como isso é possível, está no lugar certo. Na matéria de hoje, vamos te explicar de modo simplificado como produzir um excelente vídeo. Então, vamos lá?


Equipamentos

Os equipamentos são um dos principais componentes na produção de vídeos, e por isso é necessário investir em bons aparelhos, caso você queira ter resultados profissionais.


Mas, se você ainda não possui condições financeiras de comprar excelentes equipamentos, não se preocupe, pois também separamos algumas dicas para que consiga produzir bons materiais audiovisuais apenas com aparelhos simples e até mesmo com recursos naturais.


Câmeras

Bem, o primeiro passo para fazer uma boa produção de vídeos é pensar nos equipamentos! De antemão, queremos que você entenda que não é necessário ter a melhor câmera do mundo para ter bons resultados nos materiais audiovisuais.

Inclusive, existem smartphones que possuem excelentes câmeras capazes de proporcionar uma qualidade muito boa para o material de vídeo.


Caso você vá utilizar o smartphone, temos algumas dicas para dar, e assim ajudar a tornar a sua produção de vídeo mais qualificada, por exemplo:

  • Não grave o vídeo na posição vertical;

  • Utilize tripés ou posicione o smartphone é um local apropriado;

  • Use a luz natural;

  • Não dê “zoom” no meio da gravação de vídeo.

Ah, você também pode utilizar uma webcam – inclusive, esse equipamento é bastante utilizado em webinars e em outros tipos de videoconferência -, podendo ser até mesmo a do seu notebook, por exemplo.


Se você deseja investir bastante em uma excelente câmera para ter resultados profissionais, recomendamos que opte por câmeras que sejam versáteis e que troquem as lentes e modifiquem a exposição e a velocidade com facilidade para que seja possível ter à sua disposição ferramentas que possam se adequar às suas necessidades a todo momento.


Mas, as câmeras são não os únicos equipamentos necessários para a produção de vídeos. Isso porque é preciso também investir em tripés, bateria extra e até mesmo cartão de memória.


Além disso, é necessário também comprar bons itens de iluminação. Vamos lá aprender quais são as melhores ferramentas capazes de iluminar o seu espaço de produção?


Iluminação

O maior objetivo de uma boa iluminação é diminuir as sombras e também tornar a luz do vídeo mais uniforme possível, de modo que o público consiga ver com nitidez a imagem do material audiovisual, e essa consiga aprender a atenção das pessoas com muita eficiência.


Por mais que a iluminação seja um item importante, é necessário destacar que não é preciso investir muito dinheiro em equipamentos para iluminar o ambiente. Muitas vezes é possível utilizar a luz natural. Mas, se você deseja ter um resultado mais profissional, o ideal é comprar kits de luz!


Agora, vamos falar de um dos componentes mais importantes da produção de vídeo, ou melhor, vamos debater um pouco sobre o som do material audiovisual? Continue acompanhando!


Som

Bem, um som de baixa capacidade pode diminuir, e muito, a qualidade da produção de vídeo. E por isso é preciso comprar bons equipamentos de som.

Mas, além de comprar boas ferramentas, é importante também seguir algumas dicas importantes para que o vídeo não tenha ruídos. As principais sugestões que podemos dar é:

  • Faça a produção de vídeo longe de ruídos;

  • Procure ficar distante de aparelhos que façam barulho, como os ar condicionados;

  • Use painéis de acústica, se o local onde você for fazer a produção tiver eco.

Ah, também temos outra recomendação: use microfones, como o de lapela - aquele típico equipamento que se coloca na gola das camisa, e é utilizado bastante em jornais de TV, por exemplo.


Roteiro

Ao invés de ligar a câmera e sair falando o que vier na cabeça, o ideal é fazer um excelente planejamento antes de iniciar a gravação do vídeo. Portanto, invista no roteiro! Assim é possível produzir um material com muito mais qualidade.


Faça um planejamento com início, meio e fim, de modo a separar os assuntos por tópicos, relatando cada parte importante que será citada durante o vídeo. Isso porque através do desenvolvimento de textos e de falas de forma antecipada será possível ter um maior direcionamento no momento da produção do material, de modo a tornar tudo mais simples.


Ah, e não deixe de seguir a nossa excelente dica: tente fazer um roteiro com uma linguagem mais informal, afinal o maior intuito de um vídeo é se comunicar com o público, de forma a atraí-lo, e assim torná-lo mais próximo.


Cenário

Agora chegou o momento de mostrar a criatividade: montar o cenário da cena! O ideal é sempre desenvolver fundos que se comuniquem com o assunto que será debatido no vídeo, de modo a atrair o olhar do público positivamente – mas que não seja capaz de dispersar a atenção do espectador, afinal o foco dele deve ser sempre a fala do “personagem”, por exemplo.


Por isso, é importante que você fuja de cenários que sejam muito monótonos ou extremamente chamativos.


Se você estiver falando sobre literatura, por exemplo, coloque uma estante com os seus livros preferidos como plano de fundo do vídeo. Assim é possível proporcionar um ar mais literário e tornar o cenário mais interessante.


O importante é que o assunto abordado no vídeo tenha alguma conexão com o cenário, de modo que eles possam conversar entre si. Isso torna o vídeo muito mais atrativo e proporciona uma maior imersão do espectador. Incrível, não é mesmo? Então, não deixe de investir em bons cenários!


Edição

Após produzir diversos vídeos é necessário dar uns retoques finais. Nesse momento é preciso fazer a edição dos materiais produzidos, colocando uma boa trilha sonora e fazendo os cortes necessários.


Na edição, também temos alguma dicas para dar em relação aos softwares, desde os mais simples até os mais complexos, como:


Windows Live Movie Maker

O Windows Live Movie Maker é o programa mais comum para iniciantes, e por isso ele é considerado a porta de entrada para quem deseja começar a editar vídeos. Isso porque a interface desse software é bastante intuitiva.


Por esses e outros motivos, o Windows Live Movie Maker é uma mão na roda para quem deseja iniciar no ramo da edição e se tornar um expert no futuro.


Adobe Premiere

O Adobe Premiere é considerado um dos programas mais completos da atualidade. Nele é possível fazer tratamentos de cor e também incluir efeitos e trilha sonora. Além desses pontos positivos, esse programa conversa bem com demais programas da adobe, como o after effects, o illustrator e o photoshop.


É válido salientar que o Adobe Premiere é pago, e por isso é necessário ter um pouco mais de custo para adquiri-lo. Mas lembre-se: vale a pena!


IMovie e PowerDirector

Você sabia que é possível fazer edição de vídeos no smartphone? Incrível, não é mesmo? Pois é, meu amigo, a qualquer momento você pode editar materiais audiovisuais através do seu celular.


O iMovie, por exemplo, é o programa no qual é possível fazer edição de vídeos para iPhone. Já o PowerDirector é o editor do dispositivo Android para aparelhos eletrônicos. Esses programas possuem um interface intuitiva e servem para fazer cortes e adicionar títulos, trilhas e outros elementos.


Sony Vegas Movie Studio

O Sony Vegas é um dos softwares mais conhecidos do mercado da edição de vídeos, mas não é considerado tão profissional quanto o Adobe Premiere e o Windows Live Movie Maker. Nesse programa é possível fazer cortes e diversas montagens para editar os vídeos.


É válido salientar que esse programa é pago assim como o Adobe Premiere, por mais que ele tenha um custo muito menor.


A importância do processo da produção de vídeo

Um excelente planejamento é capaz de proporcionar um resultado muito mais profissional para o vídeo e facilitar todo o processo de execução do trabalho.


Depois, se você deseja que o seu vídeo seja visto por um grande número de pessoas, invista em uma boa estratégia de marketing! Assim é possível gerar leads e também prospectar clientes, de modo a atrair um grande público.


E aí, gostou das nossas dicas de hoje? Para saber mais informações sobre o mundo da produção de vídeo, continue acompanhando o nosso blog!

bottom of page