Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Por dentro do DaVinci Resolve - Corte e Edição



Editar com maior rapidez e qualidade é o objetivo principal na carreira profissional de diversos produtores de vídeo. Essa busca incessante é por vezes frustrante e traz dúvidas do tipo: “será que sou bom no que eu faço?”; “eu deveria mesmo estar aqui?”; “o que há de errado comigo?”. Se você já passou por esse tipo de situação, saiba que não está sozinho e isso é muito comum no universo dos filmmakers.


Mas você já parou para pensar que talvez as perguntas estejam erradas? Que tal pensar por outro ângulo? Uma variação de plano é sempre bem-vinda!


O workflow da edição é assunto sério e para que ele flua da melhor maneira é fundamental escolher o software de pós-produção correto. A Blackmagic Design lapidou por anos o DaVinci Resolve chegando a atual versão 16 que é gratuita.


Raízes que fazem a diferença A arte de editar pode ser considerada secular. Foi no começo do século passado que as primeiras experiências de sobreposição de diferentes planos cinematográficos começaram a serem feitas. Os primeiros cineastas constataram que montar imagens em um único filme era capaz de contar histórias e que a mesma história poderia ser contada de várias maneiras diferentes, dependendo da forma como eram ordenadas entre si.


Foi aí que surgiu a magia da edição, aquele momento sublime quando os filmmakers literalmente fazem o filme, afinal, os vídeos por si só são como um bando de letras mal organizadas numa caixa qualquer – é o editor quem as transforma em palavras, frases, parágrafos, páginas e livros!


Olhar para o passado pode ser inspirador para inovar no presente e criar ferramentas que serão úteis no futuro. Foi assim que a Blackmagic Design desenvolveu o DaVinci Resolve, aprendendo com os erros e os acertos do caminho.


Ferramentas da Página de Corte No DaVinci Resolve existe uma página exclusiva para o corte e edição de materiais rápidos. Não se trata de excluir ferramentas que não são tão usadas, mas de otimizar aquelas que são mais comuns no cotidiano dos editores.


Abaixo alguns facilitadores de vida que a Blackmagic criou:


Fita de Origem – antigamente quando fitas eram utilizadas no lugar de cartões de memória, era muito fácil encontrar o plano desejado para a montagem. Bastava avançar ou retroceder até o ponto pretendido. Atualmente encontrar o arquivo certo no meio dos ficheiros pode ser um tormento caso você não tenha tempo de decupar o material. Por tanto, a Blackmagic modernizou o conceito de fita e o adicionou as ferramentas do DaVinci Resolve.


Linha de Tempo Dupla – Zoom In e Zoom Out na linha do tempo é uma das ações que mais tomam o tempo dos editores na ilha. Com a linha do tempo dupla você consegue visualizar seu projeto como um todo de maneira muito rápida, além de copiar e colar trechos diretamente entre elas.


Ferramenta de Aparo Exclusiva – contadores numéricos e seleção via quadros no visualizador é um dos destaques que a Blackmagic preparou. Conhecida como edição A/B, permite aparos acurados antes de adicionar clipes na linha do tempo.

Visionamento Rápido – se familiarizar com o material a ser editado é fundamental para um resultado final rápido e com qualidade. Muitas das vezes o processo é lento, pois não é sempre que o editor é o cinegrafista ou diretor do projeto. Essa ferramenta inteligente permite que você revise todos os clipes de maneira prática ao calcular a velocidade adequada de acordo com a duração do arquivo. Além disso, a correção automática de timbre permite a correta compreensão do áudio acelerado.


Transformação, Colorização, Áudio e Texto – adicionar títulos, balancear cores e estabilizar imagens são ferramentas básicas que precisam estar ao alcance de um clique. Na página de corte do DaVinci Resolve elas estão logo abaixo do visualizador.

Corte, Dissolução e Corte Suave – essas são as transições mais utilizadas por qualquer editor de vídeo, além do “dip to black”. Com o software você consegue personalizar botões e automatizá-los para inserir os efeitos, economizando muito tempo de trabalho.


Adição e Visualização de Efeitos – acessar e aplicar instantaneamente efeitos de vídeo mais trabalhados com apenas um clique ou arraste na linha do tempo é essencial para uma edição veloz. Assistir a reprodução instantânea, com renderização automática transforma completamente o fluxo de trabalho.


Importação de Mídias – importar pastas e subpastas de uma vez só economiza e muito o tempo da criação do projeto. Se você se organizou e decupou os arquivos antes de abrir o software, a ferramenta faz uma mágica no cotidiano dos editores. Além disso, o programa é compatível com quase todos os formatos de vídeo, não sendo necessária nenhuma transcodificação ou proxy. É importar e editar!

Exportação Rápida – exportar os vídeos diretamente na internet é uma das melhores funções do DaVinci Resolve, pois você não precisa se preocupar em upar o vídeo após a exportação. Mas é importante lembrar de sempre revisar a timeline antes de utilizar a incrível ferramenta.

O que eu preciso para usar o DaVinci Resolve? Aberto, gratuito e compatível com os principais formatos de pós-produção existentes, o DaVinci Resolve pode ser instalado em MAC, Windows ou Linux de maneira muito intuitiva. Tudo o que você precisa é um computador e acesso à internet para baixar o arquivo de instalação diretamente no site da Blackmagic Design. É recomendável que a máquina seja potente, com placa de vídeo dedicada e uma ampla memória RAM, além de espaço livre para alocação dos arquivos de edição.


O programa funciona bem mesmo em notebooks com telas pequenas, o que é sem dúvidas uma das principais vantagens para quem precisa trabalhar remotamente. Além disso, mover projetos entre diferentes programas é possível com o DaVinciResolve, pois ele aceita formatos XML, EDLs, AAF e até mesmo VFX.


A Blackmagic Design é incrível, não é mesmo? Espere só para dar uma olhada nas câmeras que ela lançou recentemente. Acompanhe o blog e fique ligado nas novidades da marca!

Produtos

  • Câmeras Profissionais

  • DaVinci Resolve e Fusion

  • Switchers de Produção Ao Vivo ATEM

  • Ultimatte

  • Gravadores de Disco e Armazenamento

  • Captura e Reprodução

  • Digitalização de Filmes Cintel

Venda de equipamentos de informática,

 

foto, produção, áudio, vídeo, broadcast e cinema.

Blog

Fórum BCTV

Produtos

  • Conversão de Padrões

  • Conversores Broadcast

  • Monitoramento de áudio e vídeo

  • Equipamentos de Teste e Medição

  • MultiView

  • Roteamento e Distribuição

  • Streaming e Codificação

  • Atem Mini

  • Atem Mini Pro

Categorias

Suporte 

Horário de Atendimento

De 2ª à 6ª feira, das 9h às 18h

E-mail: comercial@bctv.com.br

Sobre a BCTV Projetos e Equipamentos

  • Sobre a Blackmagic Design

  • Sobre a BCTV Projetos e Equipamentos

  • Presença na SET Expo

  • Lançamentos NAB Blackmagic

Para mais informações sobre produtos e serviços da BCTV Projetos e Equipamentos preencha o formulário de contato e aguarde o breve retorno da nossa equipe de atendimento.

  • Facebook ícone social
  • Insta e-Black.com.br

2020 BCTV Projetos e Equipamentos

CLP SOLUÇÕES COMERCIO E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA EIREL - CNPJ: 29.494.455/0001-92

Rua Itapeva, 26 – Cj. 1106/1107 - Bela Vista - São Paulo – SP

comercial@bctv.com.br | (11) 4800-5015

Prazo de entrega de 2 a 30 dias úteis (podendo sofrer alteração dependendo da localização)

  • email
  • Facebook ícone social
  • Insta e-Black.com.br