top of page

Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Efeitos visuais surpreendentes para o seu vlog



Engana-se quem pensa que os efeitos visuais cinematográficos são apenas para os filmes de Hollywood ou séries da Netflix. Na verdade, eles também podem ser aplicados em vlogs para YouTube, seja qual for o tema ou tipo de conteúdo.


Um vlog de viagem, por exemplo, pode se beneficiar com efeitos volumétricos de neblina e nevoeiro ou até mesmo com ferramentas de composição de imagens que permitem remover planos de fundo indesejados e refinar todos os detalhes do vídeo.


Acompanhe os próximos tópicos e descubra 7 efeitos visuais incríveis para o seu vlog.


Efeitos para vlog: partículas 3D

Partículas 3D - Fusion Blackmagic

O software Fusion 9 da Blackmagic Design possui um gerador de partículas 3D que possibilita efeitos extraordinários de rodopios e faíscas. O recurso também pode ser utilizado para simular neve ou chuva de forma realista, garantindo incríveis nuances climáticas para o seu vlog.


Efeitos para vlog: pintura vetorial


Pintura vetorial - Fusion Blackmagic

O Fusion 9 também conta com ferramentas especiais de pintura que englobam estilos flexíveis de pincéis, modos de mesclagem e tipos de traçado que podem ser modificados conforme a preferência do usuário. Tais recursos são extremamente úteis para remover objetos inoportunos do vídeo, bastando clonar uma área em outra, borrar a imagem com um traçado de pincel ou até pintar elementos novos.


Efeitos para vlog: cenário virtual


Cenário virtual Fusion - Blackmagic

Para vloggers que gravam seus conteúdos em casa, os efeitos de cenário virtual podem ser uma excelente alternativa para deixar o vídeo mais profissional e até “hipnotizante”. Graças às extensões do Fusion 9, é possível importar, renderizar e compor cenários mágicos em um único passo, sem a necessidade de utilizar geometria 3D complexa.


Efeitos para vlog: rastreamento e estabilização


Rastreamento e estabilização Fusion Blackmagic

Se o objetivo é criar cenas realistas para o seu vlog, é importante que todos os elementos se movimentem em sincronia perfeita. Para tanto, basta rastrear, combinar e estabilizar os movimentos automaticamente com o Fusion 9. Você também pode utilizar o novo “rastreador planar” para trocar sinalizações ou outros objetos planos enquanto se movimentam. Há ainda o engenhoso rastreador de câmera, que analisa e mescla as ações reais da gravação da cena.


Efeitos para vlog: rotoscopia


Este é um efeito profissional muito utilizado em filmes para isolar atores ou objetos dentro de um plano. Para aplicá-lo, basta utilizar as ferramentas Bézier e B-spline do Fusion, que permitem desenhar, rastrear e animar formas personalizadas. E mais: com o recurso adicional do “rastreador planar”, é possível rotoscopiar elementos automaticamente, sem que seja necessária a animação manual de seus movimentos, perspectivas, posições, dimensões ou rotações.


Efeitos para vlog: animação de texto


Se você pretende criar fantásticas vinhetas ou introduções para os seus vídeos, o Fusion oferece um poderoso gerador de caracteres animados. Com ele, é fácil criar animações de texto 2D ou 3D e sequências de títulos dinâmicos que acrescentam mais vivacidade aos seus conteúdos.


Efeitos para vlog: chaveamento e foscos


Se você cria seus conteúdos em fundos azuis, verdes ou vermelhos, é importante remover esses planos de forma consistente para garantir composições perfeitas com cenários virtuais. Para isso, o Fusion dispõe de vários chaveadores, inclusive o novíssimo chaveador delta que combina ciência de imagem avançada com um arsenal de controles de refinamento de foscos. Assim, é possível obter chaves com a máxima nitidez e, ao mesmo tempo, preservar os detalhes mais sutis da imagem.

Gostou dessas dicas de efeitos visuais? Então, não deixe de acompanhar os próximos conteúdos do nosso blog!


Chaveamento Fusion

Comentários


bottom of page