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Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Foto do escritorEquipe BCTV

Como tirar maior proveito do uso de vídeos em eventos



Com o aprimoramento da tecnologia, atualmente é possível fazer gravações em alta qualidade por um preço, tanto em termos de edição quanto de equipamentos, muito menor do que há alguns anos. Já vimos como, por exemplo, a tecnologia 8K está sendo uma realidade na América Latina.


Por isso, não só as grandes produtoras de filmes têm aproveitado essas vantagens, mas também pequenos produtores de conteúdo, como Youtubers, por exemplo, ou produtoras, estão conseguindo disponibilizar materiais de altíssima qualidade gráfica com preços mais do que acessíveis.

É claro que as empresas não ficam para trás nessa corrida. Publicidades que são verdadeiros curtas-metragens, inovadoras formas de apresentar a marca, como video mapping, e projeções LED, dentre outras, são algumas das formas como as marcas estão ganhando destaque e presença no mercado, cada vez mais tecnológico.

Nesse contexto, é muito comum que as marcas participem de eventos para mostrar o melhor que têm disponível. 


Por isso, além de dicas que já demos de como produzir um excelente material audiovisual ou como melhorar a qualidade dos seus vídeos corporativos, hoje vamos falar sobre como tirar o maior proveito do uso de vídeos em eventos. Acompanhe.


Vale a pena produzir vídeos para eventos?


A resposta é um ressonante sim. A Blackmagic Design, por exemplo, é uma marca que está sempre presente nos maiores eventos de tecnologia audiovisual do Brasil e do mundo. Esse ano, a empresa se destacou com sua participação na 11ª edição do Produced By Conference nos míticos estúdios da Warner Bros em Burbank, Califórnia e, no Brasil, fez parte da SET EXPO 2019, um dos maiores eventos de tecnologia do país.


Os eventos são uma excelente oportunidade para apresentar a marca e os produtos. No meio de um mundo de compras online e redes sociais, essa é a chance para mostrar a “cara” da empresa, oferecer um contato direto entre os fornecedores e os clientes e mostrar tudo o que há de bom por meio, não só de um estande, mas também palestras e apresentações.


Os vídeos contribuem para que os potenciais clientes tenham uma experiência diferenciada, além de chamar a atenção das pessoas para que conheçam rapidamente a proposta que as empresas têm para oferecer.

Vejamos, então, algumas das principais dicas para produzir aqueles vídeos de eventos que atraem todos os olhares.


Dicas valiosas para produção de vídeos em eventos

Já que vamos produzir vídeos, por que não aproveitar para fazer algum material com veiculação anterior ao do evento? Não se trata de depender só do marketing do evento, mas de valer-se das próprias redes sociais, site e meios de difusão para convidar e promover a cerimônia, convidando as pessoas para conhecer a marca de perto. Ao invés de ser um daqueles vídeos 100% corporativos, pode ser algo mais “humano”, como o presidente da empresa falando ou o palestrante, por exemplo.

Um dos pontos-chave do marketing digital é que os vídeos são o tipo de material que gera mais engajamento. Por isso, é interessante transmitir o evento ao vivo, seja apresentando o produto ou serviço ou fazendo streaming direto da palestra ou conferência. 


Um recurso promissor são os materiais próprios e exclusivos da sua marca. Por exemplo, o palestrante já falou? Então, faça uma entrevista com ele para saber suas impressões do evento. Ou tire vantagem da oportunidade de ter um estande para fazer uma demonstração ao vivo do funcionamento do seu produto. Faça uso da sua criatividade para melhor apresentar a marca.


Se tiver a chance -e o orçamento-, os vídeos são um ótimo recurso para deixar as pessoas de queixo caído. Como? Muitas das grandes marcas estão fazendo uso da tecnologia para criar painéis de LED interativos por exemplo, simulações de realidade virtual ou passeios virtuais. Como vimos, atualmente já contamos com a tecnologia por um preço acessível para fazer esse tipo de apresentações. E o bom é que esse recurso pode ser reaproveitado em outros eventos ou no local de vendas habitual da sua marca.


Faça vídeos que funcionem a modo de “trailer” da sua marca, seus produtos e serviços, e coloque para rodar no seu local no próprio evento. Dessa forma, se algum representante estiver ocupado na hora, as pessoas mesmo assim, conseguem obter informação, além de atrair possíveis interessados que estiverem circulando pelo local. 


Depois do evento, é possível utilizar todo o material coletado para fazer um vídeo -ou vários- resumindo e mostrando os pontos altos da cerimônia. Inclusive, isso pode render material para bastante tempo nas suas redes sociais.


Seja numa transmissão ao vivo, num vídeo pós-produzido ou naquele que será reproduzido no seu estande, não esqueça de mencionar e/ou incluir as formas de contato ou qualquer tipo de call-to-action.


Com exceção das transmissões ao vivo das palestras ou conferências, recomendamos não apostar vídeos muito longos. No evento, as pessoas que passam pelo seu estande não ficarão olhando durante muito tempo. Inclusive, se for uma experiência interativa, como um LED sensível ao tato, não é aconselhável que demore muito. Isso porque a atenção das pessoas diminui rapidamente (a concentração está na faixa de 10 até 18 minutos, e esse é um dos motivos pelos quais as palestras TED têm, no máximo, 20 minutos), e, assim, há a possibilidade de que outras pessoas andem pelo local.  


Está sem ideias? Veja o que outros fizeram antes de você. Inspire-se no material dos seus concorrentes ou grandes marcas. Absorva tudo e depois processe. Às vezes, grandes ideias podem parecer fora do nosso alcance, mas têm o potencial de ser fonte de muitos insights. Inclusive, você já conferiu essas 5 dicas para inovar na produção de vídeos?


Considerações finais

Sim, hoje é muito fácil produzir vídeos em alta qualidade com baixo custo, e isso é muito bom para compartilhar na internet. Mas, se você quer um bom destaque ou fazer uso de alguns dos recursos de alta tecnologia que vimos, considere seriamente a possibilidade de adquirir equipamentos à altura, ou contratar uma equipe de filmagem profissional.


A Blackmagic Design, inclusive, produz excelentes câmeras para serem usadas tanto em vídeos profissionais quanto para redes sociais. Para matar esses dois coelhos de uma cajadada é possível usar a Blackmagic URSA Mini Pro 4.6K G2, a Blackmagic Micro Cinema Camera ou a Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K. Conheça mais desses modelos aqui.


E não se esqueça que, quando aproveitada a oportunidade do evento para produzir material, ele pode ser usado no futuro e render muitos frutos. Com um bom planejamento é possível transcender as fronteiras do evento e fazer que os vídeos gerem valor durante muito tempo.

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