top of page

Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Foto do escritorEquipe BCTV

A importância do briefing para a produção de vídeos



O briefing consiste em um documento utilizado na produção de vídeos que contém as informações do cliente de forma organizada para ajudar na realização de um determinado trabalho.


Assim, no briefing estão as informações necessárias para orientar a criação de vídeo a fim de atender às necessidades e expectativas do cliente, realizando um trabalho de boa qualidade.


Para te ajudar a realizar um bom trabalho audiovisual, neste artigo explicaremos a importância do briefing no processo de produção de vídeos. Confira e saiba mais!


Qual a importância do briefing para a realização do projeto?

O briefing é um documento desenvolvido no período de pré-produção. Assim, com o briefing, todos os profissionais da produção possuem um grande aliado na criação de vídeos, de forma a ter uma maior possibilidade de atender às expectativas do cliente.


Todos os materiais audiovisuais partem de uma ideia, e por isso antes da criação do briefing é fundamental ter uma reunião com os profissionais da produção antes do início das gravações.


Assim, nessa reunião de pré-produção, os profissionais apresentam todas as suas ideias a respeito do material audiovisual e posteriormente as expõe no briefing para depois realizar a produção de vídeo.


A estruturação do briefing a respeito de todos os detalhes da produção de vídeo faz com que o trabalho seja desempenhado com máxima excelência. Isso porque um briefing incompleto afeta diretamente a qualidade do trabalho.

Por isso a importância do briefing é considerada alta, e todos os profissionais da área audiovisual precisam desenvolvê-lo a fim de realizar um excelente trabalho com diversas possibilidades criativas.


O que se deve levar em consideração na elaboração do briefing?

É necessário levar em consideração alguns quesitos a respeito da produção de vídeo, respondendo algumas perguntas cruciais, como estas a seguir.


Especificar o cliente ou a empresa

Descrever a identidade da empresa que utilizará o vídeo é fundamental para realizar a comunicação do material audiovisual com o público da maneira correta. Realizando essa descrição é possível obter os insights corretos, de forma a desenvolver a produção de vídeo no estilo certo.


Definir os objetivos

Defina o que se espera do vídeo em relação à mensagem que o material deseja transmitir. Por exemplo, se existe algum problema a ser solucionado ou se há alguma informação importante a ser passada, defina qual é. Isso é importante para ter um caminho mais direto em relação à produção do vídeo.


Ser breve

Transmita o conteúdo do material audiovisual de forma breve e concisa. Para isso, liste as ideias principais que deverão ser repassadas para o público. Isso é muito importante para alcançar os resultados esperados.


Definir o público-alvo

É necessário definir o público-alvo ideal para causar o impacto necessário no público específico. Isso porque, sem a definição do público, não é possível desenvolver uma mensagem que possa conversar com ele e impactá-lo, de alguma forma.


E aí, gostou do nosso post de hoje sobre a importância do briefing? Para saber mais informações sobre o ramo da produção de vídeos, continue acompanhando o blog. Postamos dicas e novidades toda semana!

Comments


bottom of page