top of page

Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

A colorização na pós-produção de vídeos



Já se passaram quase 100 anos desde que o primeiro filme colorido foi lançado nos cinemas, o conhecido Vaidade e Beleza que estreou no ano de 1935 e foi dirigido por Rouben Mamoulian.


A partir da criação desse filme em cores, percebeu-se a importância da colorização na pós-produção de vídeos. Assim, com o passar do tempo, o processo de colorização de vídeos se tornou cada vez mais profissional e qualificado.

Veja neste artigo o que é colorização, como funciona a implementação das cores no processo de pós-produção de vídeos e qual a sua importância!


O que é colorização?

A colorização consiste no processo inserção de cores em imagens que sejam monocromáticas. Assim, as técnicas de colorização “colocam cores” nos frames de vídeos ou filmes. Todo esse processo é realizado de forma manual e deve ser feito por um profissional de colorização, chamado de colorista.


Por isso, a colorização é considerada um procedimento artístico realizado em estúdios por profissionais da área. As técnicas de colorização, como o estêncil, permitem a aplicação de tintas através de folhas perfuradas ou cortadas.

Somente a partir de década de 70 foram desenvolvidas técnicas de colorização através da computação gráfica. Assim, se tornou possível colorir diversos filmes e vídeos antigos que foram criados em preto e branco.


Qual a função da colorização?

As cores dos filmes conseguem gerar mais emoção e produzir mais sentimentos para o público, e essa é a principal função da colorização nos materiais audiovisuais.

A explosão de cores que se tem nos filmes é uma das atrações que mais se destacam nas produções dos materiais audiovisuais. Quando os filmes têm cores vibrantes e brilhantes, eles conseguem transmitir melhor os sentimentos, tornando a colorização um recurso valioso para as pessoas que os assistem.


A série Breaking Bad, por exemplo, consegue faz uma composição com as cores das cenas da série e a sua história. Assim, os diretores da série utilizaram azul e roxo para cenas mais frias, ou seja, mais sérias e as cores amarelo e vermelho para cenas mais descontraídas e alegres.


Ao longo da trama Breaking Bad, o personagem principal, chamado de Walter White muda as cores de sua roupa conforme a sua personalidade se modifica, passando de um professor de química para um traficante de drogas.


Como funciona o processo de colorização dos vídeos?

Atualmente, o processo de colorização consiste em trabalhos de computação gráfica, diferentemente do que ocorria anteriormente, que as atividades de colorização eram realizadas de forma manual. Por conta disso, o processo de colorização atual é considerado muito mais delicado do que no passado.


Isso porque o processo de colorização atual não consiste somente na inserção de cores no filme já que é necessário refletir também os sentimentos do personagem, de modo que o público sinta a mensagem transmitida no material audiovisual.

Por conta disso, o processo de colorização tem focado cada vez mais na composição das cores do filme juntamente com a história que envolve a cena, de forma a fazer uma composição.


Assim, o processo de colorização não é apenas uma tarefa de captação de cores, mas sim de combinação com as cenas, tornando o trabalho do colorista ainda mais importante.


Processo de correção da cor na pós-produção de vídeos

Já no processo de correção de cor na pós-produção de vídeos, o colorista precisa atuar como um artista. Para isso, é necessário auxiliar as imagens que foram gravadas com os sentimentos e as emoções que devem ser passadas para o público.

Todo esse processo é realizado de forma digital, utilizando uma paleta de cores que podem passar uma ideia de cenas mais vívidas, de forma a realçar as partes do filme.


Devido à sua importância, a colorização transformou a indústria do meio de produções audiovisuais. Isso porque o poder das cores e a sua relação com a geração de emoções nas cenas do filme têm se tornado cada vez mais evidente.


Por isso, diversas produções audiovisuais têm utilizado a colorização para aumentar o engajamento do público, e consequentemente o sucesso do filme! Portanto, ao realizar a colorização do seu filme, opte por cores mais vivas e faça uma boa disposição com as cenas, pois isso pode atrair ainda mais o público!


Mas, não esqueça: invista bastante na colorização, pois isso é muito importante para manter a qualidade do material audiovisual. Depois é só esperar pelo sucesso do seu vídeo!


E aí, gostou do nosso post de hoje? Para saber mais informações do mundo audiovisual, continue acompanhando o nosso blog!

bottom of page