Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

A Blackmagic design na cultura popular atual



Quem está por dentro das últimas tendências audiovisuais com certeza sabe que a Blackmagic Design é uma empresa que se destaca pela fabricação e desenvolvimento de tecnologia de ponta, orientada para a indústria cinematográfica.


Mas, você já sabe até onde chega a influência e uso das tecnologias da empresa no que consumimos e na cultura popular?


Sabe, por exemplo, que o software da Blackmagic foi usado na série Game of Thrones? Ou que a própria empresa já ganhou um Emmy Award a propósito do Da Vinci Systems, se destacando como um dos melhores equipamentos de coloração e restauração de filmes?


Se você gosta dos Vingadores, Jurassic World ou o recente filme da vida do Elton John, Rocketman, então, não pode perder esse post. Acompanhe.


A magia da Blackmagic Design

A confiança dos produtores audiovisuais na tecnologia da Blackmagic Design vem sendo demonstrada há anos com a realização de séries e filmes utilizando os produtos da empresa.

Vejamos, então, alguns dos mais destacados exemplos de produções:


Cinema

  • Para “Vingadores: Guerra Infinita”, foi utilizado o DaVinci Resolve, UltraStudio, SmartVideohub 40x40, DeckLink Quad 2, DeckLink Mini Monitor e uma variedade de conversores para trabalhos no set.

  • O filme “Homem-Formiga e a Vespa” utilizou vários dispositivos de captura e reprodução da Blackmagic Design, como o Mini Converter, Mini Monitor, SmartScope Duo, Smart Videohub e o DaVinci Resolve para trabalhos no set.

  • Para greenscreen/bluescreen e trabalho no set do “Deadpool 2” foram usados o DaVinci Resolve e ATEM 1M/E.



Várias cenas de ação do filme “Capitão Marvel” foram filmadas usando a Micro Cinema Camera.

 

O software DaVinci Resolve Studio foi utilizado na pós-produção de “Jurassic World: Fallen Kingdom”.


A gradação digital do recente filme “Rocketman” foi feita usando o DaVinci Resolve Studio.


Séries

O modelo Pocket Cinema Camera foi usado nas filmagens da série “Arquivo X”.

Vários modelos da Cinema Camera foram utilizados na série “Once upon a time”.   


A série “Brooklyn Nine-Nine” foi filmada com a Production Camera 4K. Além disso, o DaVinci Resolve Studio foi aplicado na gradação de cor em tempo real, e o dispositivo UltraStudio 4K e o monitor SmartScope Duo 4K usados para capturar e controlar as imagens.


Vários modelos da Pocket Cinema Camera foram usados na filmagem da série “Grimm”.

Na série “Chicago P.D.”, o diretor de fotografia Rohn Schmidt fez uso dos modelos da Pocket Cinema Camera. 


Na série “The Grinder”, foram utilizados dispositivos HDLink para aplicar tabelas de conversão nos monitores durante a filmagem, e matrizes Smart Videohub para distribuir os sinais.


Uma matriz Smart Videohub 16x16 e dispositivos Battery Converter foram usados durante as filmagens da série dos “Muppets”. Com essa tecnologia, foi possível atribuir fontes a diferentes monitores no set de gravação, o que foi fundamental para os marionetistas.


Efeitos especiais

O software Fusion Studio foi utilizado nas séries “Grimm”, “Hell on Wheels”, “Minority Report” e “Nashville”.


Os programas Fusion Studio e DaVinci Resolve Studio foram usados para sobrepor imagens e fazer gradação de cenas com efeitos especiais nas produções “Scandal”, How to Get Away with Murder”, “The Catch” e “Orphan Black”.


O modelo Production Camera 4K foi usado na filmagem dos fundos que foram utilizados nos efeitos especiais para a série “Heroes Reborn”.  


As imagens dos efeitos especiais das séries “Scandal”, “How to Get Away with Murder” e “The Catch” foram gravadas com câmeras da Blackmagic.


Com o Fusion Studio, foram compostas imagens digitais para as séries “Um drink no inferno”, “Teen Wolf” e “NCIS: New Orleans”, dentre outros destacados projetos. 


A filmagem em tempo recorde de “Clink”

Um caso à parte que vale a pena destacar é a série “Clink”, com 10 episódios, que foram filmados e pós-produzidos em 4K, com o Ursa Mini Pro G1, por meio do codec Blackmagic Raw, com compressão 12:1. A edição e gradação foram feitas com DaVinci Resolve Studio, e os efeitos visuais com o Fusion Studio.


Mas, o que isso tudo tem de especial? Pois bem, a filmagem foi finalizada em só 10 meses, e os realizadores afirmam que o formato Blackmagic RAW, sem dúvidas, foi o fator que permitiu completar as gravações em tempo recorde.


Segundo as palavras de Gary Williams, diretor da série, eles tentaram uma dinâmica de trabalho baseada em arquivos proxy, mas perceberam que, com o formato Blackmagic RAW, conseguiam obter um aumento de velocidade considerável.


Transmissões ao vivo: uma das especialidades da Blackmagic Design

A Red Bull fez uso das unidades Ursa Mini Pro, Micro Studio Camera 4K, ATEM 4 M/E Production Studio 4K e DeckLink 8K Pro da Blackmagic Design para as produções ao vivo no espaço Gaming Sphere, em Londres.


Por meio da criação de um estúdio multiuso, a empresa Dreamtek conseguiu desenvolver uma dinâmica de trabalho flexível para produções ao vivo e, assim, captar em alta qualidade as habilidades de todos os jogadores. O principal desafio para Dreamtek era captar imagens de qualquer parte do lugar e transmiti-las na qualidade esperada pelos fãs desse tipo de evento.


Esses obstáculos foram superados utilizando uma matriz Smart Videohub, que, além de transmitir as imagens dos videogames, também captava as emoções e reações dos jogadores gravadas pelas câmeras da Blackmagic. Uma placa de captura DeckLink 8 Pro permitiu reproduzir facilmente conteúdos em alta definição, por meio de conexões SDI 12G.


A equipe da Dreamtek reafirmou que a Red Bull é reconhecida mundialmente por oferecer conteúdos de vanguarda, e era sua missão manter essa reputação. Assim, confiaram na tecnologia da Blackmagic Design, sabendo que conseguiria dar conta das altas exigências audiovisuais.


Por outro lado, a Associação Profissional de Paddlesurf fez uso de equipes da Blackmagic Design para a produção do World Tour 2018, incluindo a câmera de cinema digital Ursa Mini 4K, a câmera de estúdio Micro Studio Camera 4K e o mixador ATEM Production Studio 4K para a produção ao vivo e streaming de um dos mais importantes eventos de paddlesurf do mundo.


As condições de filmagem de um evento desse tipo são muito difíceis, por conta do ar marinho salgado, vento, chuva e ondas batendo nos dispositivos. Ilhas desérticas de altas temperaturas e praias com grandes tormentas foram alguns dos cenários com os quais a equipe de filmagem teve que lidar.


As tecnologias Blackmagic Design não só conseguiram dar conta disso, como receberam elogios, sendo os únicos dispositivos que se adaptaram às necessidades de transmissão, oferecendo imagens de alta qualidade.


Festivais como o Route du Rock, BigCityBeats e Reggae Fest, além de artistas como One Republic, Jimmy Buffett ou Elton John, também fazem uso da tecnologia Blackmagic.


A baixa latência, grande eficiência e compatibilidade com vários formatos são aspectos essenciais dos equipamentos para uma boa transmissão de shows e apresentações ao vivo. Além de peças portáteis, os equipamentos são ideias para ser transportados e transmitir turnês inteiras em alta qualidade.


A tecnologia da Blackmagic Design foi usada na criação de uma plataforma audiovisual para a transmissão das turnês das bandas Weezer e Panic! at the Disco, além do uso das Pocket Cinema Cameras para as filmagens de Sonic Highways, a série que trata sobre a banda Foo Fighters.


Muito material ficou fora desse post, mas os exemplos são mais do que suficientes para mostrar a importância da tecnologia desenvolvida pela Blackmagic Design e os aportes da mesma na cultura popular mundial.


Então, já sabe: na próxima vez que estiver assistindo sua série ou filme favorito, cabe se perguntar se você não está olhando através da lente de uma câmera Blackmagic.

Produtos

  • Câmeras Profissionais

  • DaVinci Resolve e Fusion

  • Switchers de Produção Ao Vivo ATEM

  • Ultimatte

  • Gravadores de Disco e Armazenamento

  • Captura e Reprodução

  • Digitalização de Filmes Cintel

Venda de equipamentos de informática,

 

foto, produção, áudio, vídeo, broadcast e cinema.

Blog

Fórum BCTV

Produtos

  • Conversão de Padrões

  • Conversores Broadcast

  • Monitoramento de áudio e vídeo

  • Equipamentos de Teste e Medição

  • MultiView

  • Roteamento e Distribuição

  • Streaming e Codificação

  • Atem Mini

  • Atem Mini Pro

Categorias

Suporte 

Horário de Atendimento

De 2ª à 6ª feira, das 9h às 18h

E-mail: comercial@bctv.com.br

Sobre a BCTV Projetos e Equipamentos

  • Sobre a Blackmagic Design

  • Sobre a BCTV Projetos e Equipamentos

  • Presença na SET Expo

  • Lançamentos NAB Blackmagic

Para mais informações sobre produtos e serviços da BCTV Projetos e Equipamentos preencha o formulário de contato e aguarde o breve retorno da nossa equipe de atendimento.

  • Facebook ícone social
  • Insta e-Black.com.br

2020 BCTV Projetos e Equipamentos

CLP SOLUÇÕES COMERCIO E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA EIREL - CNPJ: 29.494.455/0001-92

Rua Itapeva, 26 – Cj. 1106/1107 - Bela Vista - São Paulo – SP

comercial@bctv.com.br | (11) 4800-5015

Prazo de entrega de 2 a 30 dias úteis (podendo sofrer alteração dependendo da localização)

  • Email
  • Facebook ícone social
  • Insta e-Black.com.br