top of page

Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Saiba como produzir documentários igual a Netflix

Atualizado: 15 de jun. de 2019



O mercado audiovisual cresce a cada dia e um dos nichos mais explorados por cineastas é o de filmes documentários: esse tipo de produção conquista cada vez mais fãs, dado ao formato que torna fácil o entendimento sobre os mais variados assuntos. Com as plataformas digitais, o acesso aos filmes também se torna corriqueiro e todo dia há um lançamento, seja no Youtube ou na Netflix.


Já pensou em produzir um filme assim? Então preste atenção que lá vão alguns segredos de como produzir um documentário.


Cronograma

Tudo tem um começo, meio e fim, inclusive os documentários. Neles normalmente isso são as fases de pré-produção (pesquisa, levantamento de recursos, roteiro, etc), produção (captação de imagens, entrevistas, trilha musical, etc) e pós-produção (decupagem, montagem, edição, colorização e finalização). Coloque tudo isso no papel e quais os prazos de cada parte.


Pesquisa

Muita gente tem a dúvida se o documentário, por ser um tipo de filme que mostra a realidade, tem ou não roteiro. A resposta é sim, pois a realidade é na verdade representada pela criatividade do diretor e dos outros profissionais envolvidos.


Mas para que um bom roteiro nasça, é necessário antes de tudo uma boa pesquisa. Como fazer um documentário? Você tem uma ideia sobre o argumento do filme? Então levante mais informações acerca do assunto e possíveis personagens que possam contribuir para a narrativa.


Pré-produção

Depois de definir o argumento, realizar a pesquisa, alinhar o roteiro e finalizar o cronograma, está na hora de pré-produzir de fato. Levante os recursos necessários, quantas câmeras utilizará e quais as locações usadas para entrevistas, por exemplo.


Câmera

Uma escolha fundamental é qual câmera você vai utilizar para realizar o filme. Se você quer qualidade cinematográfica real, os modelos da Blackmagic são os ideais. Existem produtos compactos e outros mais robustos, que funcionam perfeitamente no workflow de documentaristas.


Luz

Dependendo das locações do filme será necessário a utilização de luzes para clarear, balancear ou até mesmo dar um tratamento mais artístico ao local. Pense em quais modelos são os melhores, levando em consideração seu orçamento e também a logística.


Cenário

Seu filme tem um personagem principal? Se sim, é interessante pensar em um cenário para as entrevistas dele. Tente sempre algo que remeta ao assunto do documentário, mas que não seja exatamente literal. Pense fora da caixinha.


Som

Alô! Isso aqui é importantíssimo! Já imaginou uma entrevista com som estourando ou baixinho que você não entenda nada? Então consiga bons microfones e os utilize corretamente. Além disso, talvez um gravador externo seja recomendável - você pode sincronizar os áudios na pós-produção.


Entrevistas

Sempre deixe os participantes à vontade e seja claro quanto à intenção do documentário. Mas não se esquive dos temas espinhosos – eles são importantes para o seu filme.


Pós-produção

Agora é a hora de olhar todo o material, ser criativo e construir a narrativa na montagem. Decupe e bom trabalho!


Gostou das dicas de como produzir um documentário? Então compartilhe com seus amigos!

bottom of page