top of page

Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

7 Ferramentas para ajudar na produção de vídeos



Por conta da importância da produção de vídeos na criação de conteúdos para atrair o público, cada vez mais as empresas e agências têm procurado por ferramentas a fim de criar vídeos mais didáticos e dinâmicos.


Atualmente, até mesmo pessoas que não possuem muitas ferramentas audiovisuais conseguem produzir vídeos a fim de atrair o público, tornando esse meio de produção de conteúdos cada vez mais concorrido e exigindo que as pessoas tenham que se tornar ainda mais criativas.


Por isso, é fundamental criar vídeos mais profissionais e com bastante qualidade. Para te ajudar a realizar um bom trabalho, a seguir separamos as principais ferramentas que podem ajudar na produção de vídeos. Confira e saiba mais!


Ferramentas de produção de vídeos para iniciantes


Há excelentes ferramentas de produção de vídeos indicadas para iniciantes, ou melhor, pessoas que ainda não possuem muito conhecimento sobre o assunto, mas desejam se tornar excelentes criadores de conteúdos. A seguir, listamos os principais programas de produção de material audiovisual.


Openshot

O Openshot é um programa muito indicado para quem utiliza o sistema operacional Linux. Assim com as demais ferramentas para a produção de vídeos para iniciante listadas neste artigo, o Openshot é intuitivo e simples, realizando tarefas de edições básicas, como adição de efeitos, inserção de áudio e fotos e cortes.

A principal vantagem do Openshot é que o programa é gratuito e pode ser utilizado em versões para Windows, Linux e Mac. Por isso, essa ferramenta que foi criada em 2008, ainda é bastante utilizada em diversas regiões do mundo!


Camtasia

O Camtasia é uma das ferramentas mais populares para produção de vídeos já que o programa possui excelentes recursos, sendo ideal para quem produz conteúdos voltados para a educação, como videoaulas e tutoriais.


Além disso, o Camtasia possui recursos voltados para a captura de telas e edições mais complexas. Esse programa pode ser utilizado no Windows e no Mac, podendo ser usado de forma gratuita durante o período de testes.


iMovie

O iMovie é a ferramenta de produção de vídeos mais popular entre os iniciantes. Esse programa é ideal para realizar modificações nos vídeos que não exigem muitas questões técnicas.


Além disso, o iMovie é muito simples, sendo recomendado para quem possui dificuldades e ainda está aprendendo a criar conteúdos em formato de vídeos. Esse programa pode ser utilizado para o Mac e em dispositivos móveis da Apple, como tablets e smartphones.


É possível realizar diferentes tarefas no iMovie, como inserção de áudios, cortes, adição de textos simples e aplicação de transições e efeitos.


Movavi

O Movavi é uma das principais ferramentas para produção de vídeos utilizadas por iniciantes. Isso porque o programa é muito simples e intuitivo, por mais que esse ofereça alguns recursos considerados mais avançados, tornando a edição de vídeos mais profissional, por exemplo.


Esse programa de produção de vídeos possui recursos que envolvem a modificação de cores, implementação de efeitos audiovisuais e uso de recursos mais complexos.


O Movavi pode ser instalado em português e utilizado no Windows e no Mac. O valor desse programa é bastante acessível, sendo considerado mais baixo quando comparado aos outros tipos de ferramentas de produção de vídeos.


Ferramentas de produção de vídeos para avançados

As ferramentas de produção de vídeos para quem possui muito conhecimento sobre o assunto são excelentes para produzir materiais audiovisuais de máxima excelência. Veja a seguir nossa lista de programas!


Adobe Premiere

O Adobe Premiere é uma das ferramentas mais completas do mundo da produção de vídeos. Nesse programa são oferecidos variados recursos para tornar os vídeos ainda mais profissionais, com máxima excelência.


De início, algumas pessoas podem sentir dificuldade em utilizar o Adobe Premiere devido à complexidade do programa. Porém, com o tempo é possível aprender todos os excelentes recursos oferecidos por esse maravilhoso programa.


Adobe After Effects

Se o seu objetivo é produzir vídeos repletos de efeitos especiais ou criar animações, o Adobe After Effects é o programa ideal! Isso porque essa ferramenta é bastante avançada, sendo indicada para quem possui conhecimentos aprofundados sobre edições de vídeos.


Sony Vegas

O programa de produção de vídeos Sony Vegas é um dos mais profissionais da lista deste artigo. Os recursos do programa do Sony permitem que o usuário faça edição simples e até mesmo produções dignas dos filmes de Hollywood.


Durante o período de testes, o programa do Sony pode ser usado de forma gratuita. Porém, após esse período, é necessário pagar para utilizar o programa. Vale lembrar que vale muito a pena pagar para utilizar essa excelente ferramenta devido à grande diversidade de recursos!


E aí, gostou do artigo hoje? Para saber mais informações sobre o mundo da produção de vídeos, continue acompanhando o nosso blog!

bottom of page