Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Transmitir ao vivo em alta qualidade de um cruzeiro? Descubra como a Blackmagic tornou isso possível



Um dos pontos fortes da tecnologia da Blackmagic Design é, sem dúvidas, a versatilidade, qualidade e praticidade dos seus produtos na hora de fazer transmissões ao vivo.


Não é por acaso que a Red Bull utilizou dispositivos da Blackmagic para a transmissão da competição de videogames no espaço Gaming Sphere, em Londres, e que reconhecidas bandas musicais, como Weezer e Panic! at the Disco utilizam, também, esses aparelhos para divulgar suas turnês e shows ao vivo.


Graças aos produtos da empresa, foi possível a transmissão do World Tour 2018, um dos mais importantes eventos de paddlesurf do mundo, mesmo em condições muito difíceis, como altas temperaturas ou tormentas.


Mas a Blackmagic superou as expectativas mais uma vez e uma notícia tem ganhado destaque recentemente: a transmissão ao vivo de um cruzeiro. Descubra mais a seguir!


Os desafios

Em maio deste ano, foi transmitido ao vivo por YouTube, acumulando centenas de milhares de visualizações em todo o mundo, o batizado do mais novo cruzeiro da linha Holland America, chamado Nieuw Statendam.


A empresa responsável pela filmagem foi a Punch Drunk Productions, e para realizar a façanha, utilizaram um fluxo de trabalho completo da Blackmagic Design, com uma URSA Broadcast e um ATEM Camera Control Panel.


A escolha dos dispositivos foi mais do que acertada. A URSA Broadcast é a câmera broadcast profissional mais acessível e flexível do mundo, ideal para trabalhos UPJ e webcast. Por outro lado, o ATEM Camera Control Panel foi essencial para realizar a transmissão, superando as dificuldades apresentadas.


Segundo Jacob Stone, fundador e diretor criativo da Punch Drunk, um dos principais obstáculos foi o palco estar localizado no próprio cruzeiro, entanto que a sala de controle estava na costa. 


Outro desafio foi o fato de que o navio estaria voltando do mar na manhã da transmissão, que seria feita pela tarde. Ou seja, era necessário conectar o palco à sala de controle e deixar tudo pronto num prazo apertadíssimo.


Finalmente, o último grande obstáculo foi a tradicional quebrada de garrafa de champagne, que seria no exterior do navio. Isso implicou que uma câmera ficasse fora da embarcação, além de sistemas de captura de som, porém tinha que ser evitado que todos esses dispositivos fossem visíveis nas filmagens de planos mais abertos.


Segundo a equipe, a escolha dos dispositivos da Blackmagic Design foi por causa da sua facilidade de uso, qualidade de imagem e portabilidade. 


A Punch Drunk escolheu utilizar quatro câmeras Blackmagic URSA Broadcast com lentes de transmissão HD Fujinon para as capturas dentro e fora do navio, junto com o painel ATEM. Cada câmera também contou com um Video Assist 4K como monitor adicional. Na sala de controle na costa, em Port Everglades, estavam o roteador Smart Videohub 40x40 para o gerenciamento dos sinais, o ATEM 4 M/E Broadcast Studio 4K como switcher primário, o ATEM 2 M/E Broadcast Studio 4K como switcher reserva, e um ATEM 1 M/E Advanced Panel para controlar os switchers.


Foi assim que a magia começou.


A proteção dos deuses

Sabe-se que os egípcios, romanos e gregos realizavam cerimônias com pedidos de proteção aos deuses para os homens que iriam para o mar. Mas foi por volta do 1800 que o batizado começou seguir um padrão, até chegar ao que conhecemos hoje, como o batizado pelo vinho ou champagne. Se a garrafa quebrava, significava boa sorte.


Felizmente, deu tudo certo no batismo do Nieuw Statendam, e a cerimônia contou com a participação de vários palestrantes, como Orlando Ashford, presidente da Holland America Line, o capitão da Nieuw Statendam, membros da tripulação, e Arnold Donald, CEO da Carnival Corporation.


Além de pelo YouTube, a cerimônia também foi transmitida pelo Facebook e o site oficial da Holland America. Para capturar o importante momento da quebrada da garrafa de champagne, foi utilizada a URSA Broadcast. O vídeo chegou na sala de controle por meio de fibra tática de 500’, usando os modelos Blackmagic Design Mini Converter Optical Fiber 12G para ser transmitido imediatamente ao vivo num enorme painel LED para o público a bordo do navio. Ninguém perdeu os detalhes.


Segundo a própria equipe da Punch Drunk, o uso da URSA Broadcast junto com o ATEM Camera Control Panel foi um diferencial, já que precisavam de câmeras HD nativas, sombreadas remotamente e compatíveis com encaixes de lente B4 para lentes parafocais, com zoom motorizado. Tanto pelo preço quanto pela qualidade, a tecnologia da Blackmagic foi a favorita, fornecendo resultados de altíssima qualidade.


O uso do roteador Smart Videohub 40x40 permitiu modificar os planos de roteamento, mesmo depois que tudo estivesse conectado, e fazer alterações mesmo durante os ensaios enquanto o navio ainda estava no mar. Considerado o apertado prazo, sem dúvidas, a portabilidade e facilidade de conexão entre os dispositivos evitou várias dores de cabeça.


Na sala de controle, contaram também com os modelos Blackmagic Design UltraStudio Mini Recorder para transmissão online com Wirecast e OBS, gravadores HyperDeck Studio Mini para reprodução GFX, e sete HyperDeck Studio Pro para as gravações masters e de câmeras ISO.


Os modelos Ultra Studio funcionam com todos os programas de vídeo, como DaVinci Resolve, Final Cut Pro, Avid Media Composer e Adobe Creative Suite. São extremamente portáteis e utilizam um único cabo Thunderbolt, sendo possível conectá-lo com qualquer computador ou laptop sem perder qualidade. Além disso, é possível fazer correção de cores, edição, efeitos visuais e streaming de vídeo no set.


O resultado? Centenas de milhares de visualizações pelo mundo na melhor qualidade de áudio e som.


Sobre a Punch Drunk Productions

A Punch Drunk, empresa encarregada da transmissão, foi fundada em 1998, por Jacob Stone. A princípio, ele era VJ e fazia mixagem de imagens em festas de dança underground e gravava vídeos. 


Atualmente, ela é uma das mais destacadas empresas de produção audiovisual, fazendo, dentre outras coisas, vídeo ao vivo, criação de conteúdo, produção de transmissão, direção e criatividade.


Seu portfólio, atualmente, conta com empresas de peso, como Amazon, Coca-Cola, Facebook, Heineken, Microsoft, Red Bull, e artistas reconhecidos mundialmente, como Deadmu5, Snoop Dogg, Dj Tiesto, The Killers, Weezer e o Wu-Tang Clan. 


Seu foco, segundo o próprio site da empresa, é fazer muita coisa em um curto espaço de tempo. Não é de surpreender, então, que escolham trabalhar com dispositivos Blackmagic Design para transmissões ao vivo e trabalhos multicâmera.


Sobre a Holland America

A Holland America Line é uma empresa líder em cruzeiros há 145 anos. Atualmente, conta com uma frota de 14 navios clássicos modernos, e oferece mais de 500 viagens por ano nos sete continentes, visitando portos no Caribe, Alasca, Europa, México, América do Sul, Canal do Panamá, Austrália, Nova Zelândia e Ásia, e viagens especiais para alguns dos lugares mais insólitos do planeta, como a Amazônia ou Antártida.


O navio Nieuw Statendam possui quase 300 metros de comprimento e pouco mais de 30 metros de largura, com capacidade para 2666 passageiros. O design foi inspirado nas curvas fluidas de instrumentos musicais, e conta com restaurante, aulas de culinária, e um palco com apresentações da BBC Earth Experiences, além de bandas musicais.


E então, qual você acha que será o próximo feito usando dispositivos da Blackmagic Design?

Produtos

  • Câmeras Profissionais

  • DaVinci Resolve e Fusion

  • Switchers de Produção Ao Vivo ATEM

  • Ultimatte

  • Gravadores de Disco e Armazenamento

  • Captura e Reprodução

  • Digitalização de Filmes Cintel

Venda de equipamentos de informática,

 

foto, produção, áudio, vídeo, broadcast e cinema.

Blog

Fórum BCTV

Produtos

  • Conversão de Padrões

  • Conversores Broadcast

  • Monitoramento de áudio e vídeo

  • Equipamentos de Teste e Medição

  • MultiView

  • Roteamento e Distribuição

  • Streaming e Codificação

  • Atem Mini

  • Atem Mini Pro

Categorias

Suporte 

Horário de Atendimento

De 2ª à 6ª feira, das 9h às 18h

E-mail: comercial@bctv.com.br

Sobre a BCTV Projetos e Equipamentos

  • Sobre a Blackmagic Design

  • Sobre a BCTV Projetos e Equipamentos

  • Presença na SET Expo

  • Lançamentos NAB Blackmagic

Para mais informações sobre produtos e serviços da BCTV Projetos e Equipamentos preencha o formulário de contato e aguarde o breve retorno da nossa equipe de atendimento.

  • Facebook ícone social
  • Insta e-Black.com.br

2020 BCTV Projetos e Equipamentos

CLP SOLUÇÕES COMERCIO E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA EIREL - CNPJ: 29.494.455/0001-92

Rua Itapeva, 26 – Cj. 1106/1107 - Bela Vista - São Paulo – SP

comercial@bctv.com.br | (11) 4800-5015

Prazo de entrega de 2 a 30 dias úteis (podendo sofrer alteração dependendo da localização)

  • email
  • Facebook ícone social
  • Insta e-Black.com.br