Criar qualquer tipo de roteiro é uma grande responsabilidade para os produtores audiovisuais ou redatores publicitários. Quando se trata de roteiro para vídeo institucional essa responsabilidade só aumenta. Vídeos desse tipo são aqueles responsáveis por “mostrar a cara” do cliente, seja ele uma empresa, entidade sem fins lucrativos, profissional liberal ou artista, por exemplo.
E para mostrar essa cara, certos aspectos na construção do roteiro são importantíssimos na pré-produção, produção e pós-produção do vídeo. Hoje preparamos algumas dicas sobre esses detalhes que fazem a diferença entre um roteiro para vídeo institucional comum e outro maravilhoso.
- Briefing – O que é isso?
Você já criou algo do nada? Às vezes essa inspiração divina baixa, não é mesmo? Mas quando estamos falando de roteiro para vídeo institucional informação é a base da criação. Converse com o seu cliente sobre o objetivo da empresa, seus valores e o que ele gostaria que o vídeo causasse em quem estiver assistindo. Pegue todos os dados relevantes da instituição e organize-os antes de criar o roteiro. Pense também no que você considera vital saber para produzir o vídeo. Essa fase é o famoso “briefing” e uma das mais valiosas.
- Mensagem Central – Quando o conteúdo fala alto!
Depois de pegar as informações do cliente e organizá-las, agora é a hora da construção do discurso do vídeo. O que você vai falar é super importante para a percepção do público; o que você vai mostrar, em imagens, também é. Pense fora da caixinha e não seja literal. Abstraia e crie novos significados a partir da combinação de trilha, locução e imagens.
- Conexão Emocional – O coração também tem voz.
Mais do que mostrar, a maneira como você faz isso é o que vai determinar se o vídeo atingirá os objetivos. Isso está estritamente ligado a emoção que o vídeo passa. Sinta a hora certa de entrar com a trilha sonora ou diminuí-la. Sinta o momento que a locução precisa ser mais dramática ou suave. Sinta o tempo em que a câmera precisa estar mais fechada ou mais aberta. E indique tudo isso no roteiro para vídeo institucional.
- Call to Action – O que fazer a seguir?
Agora que você já mostrou o que é o cliente para o público, e tocou o coração da audiência com sua emoção, é hora de fechar o vídeo com chave de ouro e sugerir aos espectadores que eles façam algo. A chamada call to action é aquela pequena frase que vai fazer diferença nos resultados de seu cliente. Pense junto com ele e identifique qual a melhor maneira de fazer isso: pode ser uma chamada para acessar o site, entrar em contato, seguir as redes sociais da empresa e visitar a sede física da empresa para adquirir um produto ou serviço. Além disso, é importante frisar que até mesmo a lembrança da marca no público já é um ótimo resultado.
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