Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Por dentro do DaVinci Resolve – Efeitos Visuais



Depois de decupar, cortar e montar o seu filme, uma das artes mais belíssimas e complicadas de se fazer, o próximo passo lógico no workflow de muitos editores é a adição de efeitos visuais sobre as imagens. Esses efeitos podem ser dos mais variados tipos: grafismos, efeitos especiais, tratamento de cores, lowerthirds ou computação gráfica em 2D e 3D. O DaVinci Resolve é o software de pós-produção mais completo do mercado e conta com inúmeros recursos para enriquecer sua produção. Não é à toa que ele é um dos mais utilizados na indústria cinematográfica, inclusive a hollywoodiana!


Fusion – Efeitos Visuais com qualidade de cinema


O Fusion, software de efeitos visuais da Blackmagic Design, agora faz parte do DaVinci Resolve o que facilitou e muito o fluxo de trabalho na edição. Imagina mudar facilmente da janela de efeito visuais para a da edição, caso um pequeno ajuste na montagem seja necessário? Agora ficou muito mais fácil! Conheça alguns dos recursos do Fusion no DaVinci Resolve:


Composição de Efeitos Visuais em 3D – Compor imagens por cima das outras é uma das ferramentas que permitem a criação dos efeitos visuais mais sofisticados em programas de edição. No Davinci Resolve esse espaço é baseado em uma interface intuitiva e em nós poderosos, que se conectam como num fluxograma, facilitando a visualização global do efeito e ajustes rápidos. Ao contrário de camadas e filtros confusos, que se empilham em outros programas, no Fusion o workflow rápido é garantido!


Chaveamento Avançado – Para criar composições perfeitas, muitas vezes fundos coloridos serão utilizados e é preciso um poderoso mecanismo para a remoção dessa tela e chaveamento da imagem. Seja um chroma-key verde azul ou de outra cor, o DaVinci Resolve conta com inúmeros chaveadores que usam ciência de imagem avançada e promovem o total controle de foscos, reflexos, bordas e detalhes da imagem para o editor. Tudo isso de forma intuitiva graças à interface simples.


Pintura Vetorial – Muitas vezes elementos da produção e do cenário não são desejados na imagem final que será exportada e é preciso remover eles do filme de forma natural, para que os espectadores não percebam a edição. No Fusion o artista conta com pincéis flexíveis e tipos de traçados que podem ser modificados a qualquer momento. Além disso, existem vários modos de mesclagem e é possível pintar elementos novos na tela.


Rotoscopia – Recortar imagens estáticas e excluir o fundo já não é uma tarefa muito fácil. Imagine quando se trata de imagens em movimento! Por isso, a ferramenta de rotoscopia do DaVinci Resolve possui bézier e b-spline permitindo o rápido desenho, animação e rastreamento de formas personalizadas. O software tem uma capacidade de tracking incrível, ou seja, não é necessário desenhar frame by frame o que você precisa isolar – no máximo um retoque rápido para os mais perfeccionistas!

Partículas 3D – Criar efeitos visuais com partículas 3D é um dos principais recursos que editores de vídeo podem ter à sua disposição. Com o Fusion é possível transformar qualquer objeto da cena em uma partícula 3D e, a partir daí, alterá-las de um modo natural com simulações de gravidade, movimento e mudanças de cor, dentre outras.


Titulação em 2D e 3D – Adicionar informações visuais de maneira que contribua ao conteúdo veiculado é importante para enriquecer a produção. Com as ferramentas de texto em 2D e 3D, o DaVinci Resolve te dá total controle de formatação com sombras, reflexo, extrusão, escala, mapas de textura e todas as outras configurações comuns de editores de texto. Além disso, é possível animar os caracteres de forma individual, criando vinhetas, títulos, boxes e lowerthirds super exclusivos.

Rastreamento e Estabilização – Se movimentar em sincronia perfeita é essencial para que qualquer objeto 3D da cena componha a imagem de forma realista. Além disso, a câmera e seus movimentos também devem combinar com os objetos em cena. Para isso, o Fusion tem rastreamento e estabilização integrada, seja de câmera, 3D ou até mesmo planar, trabalhando de forma automática para sincronizar, o que quer que seja, entre os planos.


Motiongraphics – As ferramentas de animação de gráficos do DaVinci Resolve são completíssimas. Alterar quadros-chave e editar por curva com sofisticação e agilidade é possível e você consegue criar curvas lineares, em bézier ou b-spline, além de fazer loops, efeitos ping-pong, esticar, comprimir e movimentar keyframes de acordo com o objetivo da animação.


Efeitos Volumétricos – Adicionar efeitos relacionados ao clima como nuvens de poeira, neblina, chuvas e nevascas deixa sua composição muito mais fiel e realística. No Fusion, a partir da aceleração por GPU, é possível visualizar em tempo real o resultado enquanto você cria esses visuais, acompanhando como eles vão interagir com o restante da cena. Use também dados de coordenadas mundiais para renderizar com realismo e profundidade de pixel os efeitos.


Scripts – Quem trabalha com animação sabe que os sripts facilitam e muito a produção. Ao invés de gastar minutos para animar cada keyframe, alterando cada parâmetro necessário, você apenas usa uma fórmula em questão de segundo e bang! Tudo fica pronto. O Fusion conta com uma página de programação compatível com linguagens Python e Lua, na qual é possível criar pipelines, ferramentas personalizadas e automatizar tarefas repetitivas, agilizando o seu workflow de edição. Também é possível importar dados entre o Fusion e outros softwares.


Efeitos Visuais ficam mais impactantes com a cor perfeita

O DaVinci Resolve sempre foi conhecido pela sua lendária capacidade de tratamento e correção de cores, o que fez diversos coloristas famosos trabalharem grandes clássicos do cinema por meio do software. Efeitos Visuais precisam se encaixar de forma suave e imperceptível nos filmes, para que o público os perceba como algo real. A cor desempenha um papel fundamental neste processo e o corretor de cores mais poderoso de Hollywood tem os recursos certos para você, seja qual for o nível de sua produção.


No próximo post da série “Por Dentro do Davinci Resolve” iremos abordar parte das ferramentas e possibilidades que o programa te dá. Acompanhe o blog e fique antenado na Blackmagic!


Produtos

  • Câmeras Profissionais

  • DaVinci Resolve e Fusion

  • Switchers de Produção Ao Vivo ATEM

  • Ultimatte

  • Gravadores de Disco e Armazenamento

  • Captura e Reprodução

  • Digitalização de Filmes Cintel

Venda de equipamentos de informática,

 

foto, produção, áudio, vídeo, broadcast e cinema.

Blog

Fórum BCTV

Produtos

  • Conversão de Padrões

  • Conversores Broadcast

  • Monitoramento de áudio e vídeo

  • Equipamentos de Teste e Medição

  • MultiView

  • Roteamento e Distribuição

  • Streaming e Codificação

  • Atem Mini

  • Atem Mini Pro

Categorias

Suporte 

Horário de Atendimento

De 2ª à 6ª feira, das 9h às 18h

E-mail: comercial@bctv.com.br

Sobre a BCTV Projetos e Equipamentos

  • Sobre a Blackmagic Design

  • Sobre a BCTV Projetos e Equipamentos

  • Presença na SET Expo

  • Lançamentos NAB Blackmagic

Para mais informações sobre produtos e serviços da BCTV Projetos e Equipamentos preencha o formulário de contato e aguarde o breve retorno da nossa equipe de atendimento.

  • Facebook ícone social
  • Insta e-Black.com.br

2020 BCTV Projetos e Equipamentos

CLP SOLUÇÕES COMERCIO E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA EIREL - CNPJ: 29.494.455/0001-92

Rua Itapeva, 26 – Cj. 1106/1107 - Bela Vista - São Paulo – SP

comercial@bctv.com.br | (11) 4800-5015

Prazo de entrega de 2 a 30 dias úteis (podendo sofrer alteração dependendo da localização)

  • email
  • Facebook ícone social
  • Insta e-Black.com.br