Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Jünger Audio apresentará conceito de Smart Audio

Fabricante fornece soluções para automatizar controle de loudness e monitoração de áudio em ambientes ao vivo

A Jünger Audio anunciou que focará sua atenção no NAB 2016 em Smart Audio, um novo conceito de áudio que pretende ajudar as emissoras a automatizar a produção de áudio, especialmente em ambientes ao vivo. O maior evento da tecnologia para indústria de mídia acontece entre os dias 16 e 21 de abril, em Las Vegas, nos EUA.

A medida que as emissoras enfrentam uma demanda crescente dos consumidores por mais conteúdo em mais dispositivos, a necessidade de fluxos de trabalho mais rápidos e com ótimo custo/benefício cresce. Em um mundo onde os recursos são escassos, muitas emissoras enfrentam uma batalha diária para entregar conteúdo interessante mantendo a alta qualidade que os consumidores esperam.

É exatamente aí que o conceito de Smart Audio surge. Segundo a empresa, se uma emissora não tiver os recursos para empregar toda uma equipe de engenheiros de áudio para gerenciar a qualidade de áudio em todas as posições, ela pode utilizar o Smart Audio para investir em equipamentos simples, confiáveis e previsíveis que podem fazer esse trabalho para a emissora, automaticamente.

“A importância de um áudio consistente, estável e coerente nunca deve ser subestimada porque o áudio é muito vital para atrair e retêr os espectadores”, disse o CEO da Jünger Audio, Peter Poers. “As pessoas geralmente não se preocupam com legendas ou grafismos na tela, mas entregue um áudio de baixa qualidade – em particular uma voz de baixa qualidade – e eles imediatamente pegarão o controle e mudarão de canal”, ressalta.

No cenário atual de produção audiovisual, onde o conteúdo pode ser gravado e armazenado para a transmissão posterior, criar um áudio de alta qualidade é uma tarefa relativamente fácil. São muitas técnicas envolvidas, desde a escolha e o posicionamento de um microfone adequado, modificações na pós-produção e alterações com ferramentas de software, que podem garantir uma real chance de entregar um áudio de boa qualidade.

Mas em situações de transmissão ao vivo algumas coisas podem ser diferentes. Em plantões de noticías, por exemplo, os sistemas precisam estar no ar o mais rápido possível e não há tempo para consertar o som em uma segunda mixagem.

“Se você está pegando um feed de uma unidade móvel, combinando com um apresentador em estúdio local e, ainda, um feed de um repórter remoto em outra localidade, você nem sempre pode assumir que os níveis de áudio serão consistentes e compatíveis com os padrões de loudness relevantes do mercado”, acrescenta Peter Poers. “Com os recursos cada vez mais escassos e com a equipe de áudio tendo cada vez menos a chance de escutar e melhorar o som, a única maneira de garantir que os espectadores recebam um áudio consistente e claro é utilizar uma cadeia de algoritmos de processamento em tempo real inteligentes e adaptativos trabalhando juntos. E é isso que o Smart Audio significa: entregar som de alta qualidade de uma maneira extremamente eficiente, com o mínimo de exigência de controle manual e intervenção de um operador”, explica.

Poers ainda diz que, além dos algoritmos, a incorporação do Smart Audio também pressupõe que as emissoras escolham dispositivos que são completamente interoperáveis com outros equipamentos no ambiente broadcast e que podem facilmente se integrar em sistemas de automação de playout e em processos de monitoração e logging.

“Auto-Level, Auto-Upmix, Auto-EQ, Auto-Mix, Auto-Loudness e gerenciamento de metadados e sistema de codec – a combinação inteligente de todos esses algoritmos adaptativos da Jünger criam a solução que entrega o Smart Audio – e a programação de loudness também corresponderá automaticamente”, ressalta Poers.

A linha de produtos D*AP da Junger Audio pode entregar a experiência Smart Audio porque todos os dispositivos já incorporam uma coleção de algoritmos de processamento adaptativos. Também usam o padrão da indústria para protocolo remoto, o Ember+, que permite a integração fácil do seu equipamento de processamento de áudio de alta qualidade em sistemas de automação de playout e processos de monitoração e logging.

“Quase todos os nossos processadores D*AP oferecem nivelamento automatizado de fontes individuais para pré-condicionar o audio antes do gerenciamento baseado em loudness final”, adiciona Peter Poers. “Isso é combinado com um up-mix automático para manter uma experiência surround constante e o uso do auto EQ para garantir a consistência do balanço espectral e a tão importante inteligibilidade da voz. Eles também incorporam o controle de loudness adaptativo Level Magic que pode ajustar o áudio de qualquer fonte a qualquer momento, para o nível correto sem respiração, pumping ou distorção. É necessário apenas a definição de alguns parâmetros mínimos para que esse processo funciona, o que significa que nós já estamos prontos para entregar soluções Smart Audio que a indústria precisa”.

A linha D*AP inclui produtos para o controle de loudness, monitoração de áudio, gerenciamento de metadados e transcodificação Dolby. Entre as soluções estão o processador de monitoração de áudio surround D*AP8 MAP EDITION; o processador D*AP8 CODEC EDITION que oferece uma alternativa viável para qualquer processador de hardware descontinuado da Dolby; o processador de voz de dois canais D*AP4 VAP EDITION e o processador de áudio para televisão D*AP8 TAP EDITION, que garante a consistência de loudness e a característica do som através de múltiplas saídas de programação.

Fonte: www.panoramaaudiovisual.com.br

Produtos

  • Câmeras Profissionais

  • DaVinci Resolve e Fusion

  • Switchers de Produção Ao Vivo ATEM

  • Ultimatte

  • Gravadores de Disco e Armazenamento

  • Captura e Reprodução

  • Digitalização de Filmes Cintel

Venda de equipamentos de informática,

 

foto, produção, áudio, vídeo, broadcast e cinema.

Blog

Fórum BCTV

Produtos

  • Conversão de Padrões

  • Conversores Broadcast

  • Monitoramento de áudio e vídeo

  • Equipamentos de Teste e Medição

  • MultiView

  • Roteamento e Distribuição

  • Streaming e Codificação

  • Atem Mini

  • Atem Mini Pro

Categorias

Suporte 

Horário de Atendimento

De 2ª à 6ª feira, das 9h às 18h

E-mail: comercial@bctv.com.br

Sobre a BCTV Projetos e Equipamentos

  • Sobre a Blackmagic Design

  • Sobre a BCTV Projetos e Equipamentos

  • Presença na SET Expo

  • Lançamentos NAB Blackmagic

Para mais informações sobre produtos e serviços da BCTV Projetos e Equipamentos preencha o formulário de contato e aguarde o breve retorno da nossa equipe de atendimento.

  • Facebook ícone social
  • Insta e-Black.com.br

2020 BCTV Projetos e Equipamentos

CLP SOLUÇÕES COMERCIO E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA EIREL - CNPJ: 29.494.455/0001-92

Rua Itapeva, 26 – Cj. 1106/1107 - Bela Vista - São Paulo – SP

comercial@bctv.com.br | (11) 4800-5015

Prazo de entrega de 2 a 30 dias úteis (podendo sofrer alteração dependendo da localização)

  • Email
  • Facebook ícone social
  • Insta e-Black.com.br