Estudo da Level 3, Streaming Media e Unisphere revelam que 67% de empresas OTT acreditam que a realidade virtual é uma tecnologia duradoura.
O mercado Over-The-Top (OTT) está caminhando na direção da realidade virtual (VR, Virtual Reality) de acordo com o estudo “The OTT-Video Services Market – Today’s Trends and What is Next for 4K, HDR, HFR and VR” divulgado ontem (14).
O estudo global, comissionado pela Level 3 Communications e conduzido pela Unisphere Research, em parceria com a Streaming Media, entrevistou 628 pessoas de empresas de entretenimento e mídia de todo o mundo. Os entrevistados foram solicitados a avaliar o estado atual do OTT bem como alguns tópicos adicionais, como negócios, tecnologia e desafios competitivos, além da viabilidade de receita na oferta de serviços OTT. O estudo baseou-se em uma pesquisa realizada em 2015, que sondou os entrevistados sobre o conteúdo da próxima geração, como realidade virtual (VR), 4K, vídeo de high frame rate (HFR) e high dynamic range (HDR).
Entre os resultados, o que mais chama atenção é o fato de 67% das empresas que prestam serviço OTT acreditarem que o vídeo de realidade virtual será o suporte principal de vídeos em streaming no futuro. No entanto, reconhecem as possíveis barreiras à ampla adoção desta tecnologia, incluindo a falta de conscientização do cliente, atrasos na disponibilidade de dispositivos de VR e limitações de largura de banda para a entrega de conteúdo.
Outros dados indicam que, do universo de empresas pesquisadas, 45% já estão oferecendo serviços OTT, o que representa um aumento significativo de 10% em relação à 2015. Destes, 52% já estão pesquisando, preparando-se para lançar ou já lançaram conteúdo em vídeo de VR, e 50% visam a transmissões 4K, seja ao vivo ou por demanda.
Quanto ao HDR e ao HFR, quase 70% dos entrevistados confirmou que oferecem ou planejam oferecer tanto HFR em vídeo HD atual, bem como oferecer conteúdo HDR para maior profundidade de cor.
Cerca de metade dos entrevistados – 48% – espera que suas receitas OTT cresçam entre 11 e 50% de 2015 a 2016, e quase 20% dos entrevistados anteciparam que o crescimento será de mais de 50% com relação ao ano anterior.
Para o diretor de marketing da Level 3, Anthony Christie, “à medida que o setor de OTT continua crescendo e evoluindo, esse estudo mostra que há mais foco em não somente proporcionar eventos de streaming ao vivo – que pode ser um desafio em si mesmo – mas também streaming em 4K ou até mesmo em VR”.
Fonte: www.panoramaaudiovisual.com.br
Comments