top of page

Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Crie sua própria controladora com o Blackmagic 3G-SDI Arduino Shield

Baseado na proposta de código aberto para prototipagem de eletrônicos, placa permite que usuários projetem e desenvolvam qualquer tipo de controle para dispositivos SDI.

A Blackmagic Design anunciou uma nova solução que promete dar mais autonomia aos seus usuários. Trata-se do 3G-SDI Arduino Shield, uma placa de expansão para as câmeras e outros dispositivos SDI que permite que o usuário projete e desenvolva suas próprias controladoras.

O Arduino é uma plataforma plataforma de prototipagem de eletrônicos com código aberto com grande foco na facilidade de uso de hardware e software. Similar ao Raspberry Pi, que é mais focado em engenheiros de software, o Arduino é geralmente a escolha para desenvolvedores de hardware e é ofertado como uma maneira simples, flexível e de baixo custo para construir todos os tipos de projetos customizados.

O dispositivo é uma placa de expansão simples que possui uma entrada e uma saída SDI. A entrada permite que qualquer fonte de vídeo seja conectada e a saída é conectada à câmera e possui os protocolos de controle embutidos nele.

O Blackmagic 3G-SDI Arduino Shield é muito fácil de usar por um desenvolvedor de software, uma vez que eles olham os comandos de controle de câmera que eles querem usar no manual de instrução e depois adicionam ele ao código de software do Arduino que envia-os para a placa para serem inseridos na conexão SDI.

O protocolo de controle da Blackmagic usa o espaço livre do fluxo de dados SDI para enviar comandos de controle de lentes e da câmera, correção de cor, tally, retorno e outros através de cabos SDI, eliminando a necessidade da compra de novos equipamentos e aumentar o cabeamento. Os protocolos de controle dos produtos são documentado nos manuais dos equipamentos e também começaram a ser suportados por fabricantes terceiros.

Por exemplo, os clientes podem construir um simples controlador com um joystick no topo da placa SDI que envia para a câmera os comandos para ajustar parâmetros como foco ou iris. As possibilidades são virtualmente infinitas e os clientes agora tem uma maneira fácil de criar soluções customizadas para uso com câmeras, switchers, conversores, placas e outras soluções da Blackmagic.

“O Blackmagic 3G-SDI Arduino Shield é muito empolgante porque torna os produtos da Blackmagic mais abertos e acessíveis do que nunca”, diz Grant Petty, CEO da fabricante. “Quando combinado com produtos como o novo URSA Mini ou o viewfinder para estúdio, os clientes podem criar soluções únicas e interessantes para usar os nossos produtos de maneiras que nós nunca tinhamos pensado. Mal podemos esperar para ver o que nossos clientes são capazes de construir”.

Fontes: www.panoramaaudiovisual.com.br

bottom of page