top of page

Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Blackmagic Design Anuncia Novo ATEM Television Studio Pro 4K

O switcher de produção ao vivo Ultra HD multifuncional mais avançado do mundo oferece 8 entradas 12G-SDI com conversão de padrões, mixer de áudio Fairlight, Chaveador Croma ATEM Avançado, multivisualização, intercomunicação, DVE e muito mais!




A Blackmagic Design anunciou hoje o ATEM Television Studio Pro 4K, um switcher de produção ao vivo multifuncional de qualidade broadcast com painel hardware de controle integrado. O ATEM Television Studio Pro 4K oferece 8 entradas 12G-SDI independentes, mixer de áudio Fairlight integrado, Chaveador Croma ATEM Avançado, multivisualização, saídas auxiliares e de programa, entradas de áudio analógico, intercomunicação integrada, dois leitores de mídia flash, transições criativas profissionais, um DVE para efeitos e muito mais.


O ATEM Television Studio Pro 4K combina um painel hardware de controle broadcast profissional com um potente switcher de oito entradas 12G-SDI para operar com todos os formatos HD e Ultra HD de até 2160p59.94. Todas as entradas 12G-SDI incluem ressincronização completa e conversões de formato e taxa de quadro independentes. Ou seja, os clientes podem conectar um total de oito fontes diferentes com tamanhos e taxas de quadro variados e fazer cortes limpos entre elas. O switcher converte tudo automaticamente para o formato e a taxa de quadro da saída de programa.

A mixagem de áudio Fairlight profissional é integrada ao ATEM Television Studio Pro 4K. A tecnologia Fairlight vem sendo usada na pós-produção de longas-metragens e televisão há anos e, agora, pela primeira vez, tem suas incríveis ferramentas de áudio integradas em um switcher de produção ao vivo pela Blackmagic Design. O ATEM Television Studio Pro 4K oferece aos clientes equalizadores paramétricos de seis bandas independentes em todas as entradas, bem como expansor/portão, compressor e limitador de dinâmica em cada entrada.


O ATEM Television Studio Pro 4K inclui o novíssimo Chaveador Croma ATEM Avançado de próxima geração. Este novo chaveador oferece aos clientes controles ajustáveis na tela para a seleção e amostras de uma região de cor, controles de ajuste para o primeiro plano, plano de fundo e bordas, além de ferramentas de correção croma para espalhamentos e supressão de reflexos. Ou seja, o ATEM Television Studio Pro 4K pode extrair chaves extremamente limpas para substituir uma tela azul ou verde com compostos de qualidade broadcast profissionais.


Além do 12G-SDI, o ATEM Television Studio Pro 4K também inclui dois canais de entrada para áudio analógico, RS-422, Ethernet e uma fonte de alimentação IEC interna, assim como saídas de programa e auxiliares. Os clientes também contam com saídas de multivisualização SDI e HDMI para que possam monitorar todas as fontes, saídas de pré-visualização e programa, bem como rótulos, medidores de áudio, entre outros, tudo em um único televisor de tela grande ou monitor broadcast.


Dispondo de um design portátil, o ATEM Television Studio Pro 4K é equipado com recursos broadcast de ponta que possibilitam a criação de um programa de transmissão ao vivo inteiro, completo com efeitos e transições. O painel hardware inclui botões luminosos grandes para fazer os cortes das fontes, com botões de áudio correspondentes, botões de transição de toque único, chaveadores downstream, fade to black, leitor de mídia, botões para corte seco e muito mais. Há também uma tela LCD integrada para a pré-visualização de vídeos de fontes e do programa, um botão giratório e teclas adicionais para os menus e para ajustar configurações. Basta que os clientes pressionem o botão para a próxima fonte que desejam visualizar no programa e, depois, pressionem o botão de corte ou transição automática para alternar as fontes, adicionar efeitos ou até chavear gráficos.


O ATEM Television Studio Pro 4K fornece aos clientes transições, efeitos e gráficos com verdadeira qualidade broadcast. Transições como mesclagens, cortinas e imersões são feitas com o simples toque de um botão no painel de controle. Há 37 transições incluídas, proporcionando aos clientes grandes opções criativas, já que eles podem personalizar coisas como bordas, cores de bordas e largura, posição, direção e muito mais. Além disso, há um DVE 2D integrado para a adição de efeitos de vídeo digital que podem posicionar, redimensionar e alterar a escala de vídeos ao vivo, tudo em tempo real. Assim, os clientes podem criar efeitos imagem em imagem (PiP) profissionais e usar transições acionadas pelo DVE, como o encolhimento e o deslize entre fontes ou criar transições wipe gráficas com seus próprios elementos gráficos.


Quando utilizado com as câmeras Blackmagic Studio, Micro Studio, URSA Mini e URSA Broadcast, os clientes podem adquirir uma solução de controle remoto completa que inclui intercomunicação, sinalização, correção de cores, controle de câmera e muito mais, sem necessidade de cabos adicionais ou caixas de controle proprietárias. Essas câmeras também contam com um corretor primário de cores integrado que pode ser controlado remotamente, possibilitando a calibração de cores da câmera e a criação de looks únicos, tudo através do painel de controle. Além disso, os usuários podem ajustar íris e foco nas lentes compatíveis, alterar as configurações da câmera e até controlar as cabeças PTZ remotamente.


O ATEM Television Studio 4K possui um pool de mídia integrado capaz de armazenar 90 quadros de vídeo Ultra HD, 360 quadros 1080HD ou 1440 quadros 720HD que podem ser usados com os dois leitores de mídia internos. O pool de mídia usa memória flash, assim suas imagens estarão salvas depois que a alimentação for desligada. Isso quer dizer que os clientes podem criar gráficos personalizados para usar em seus próprios programas. E mais, há um chaveador upstream com chaveamento croma completo para filmagens em tela verde, assim os clientes podem adicionar mapas meteorológicos, gráficos ou até cenários virtuais. O chaveador upstream funciona com chaves croma, lineares, de padrões e formas.


O ATEM Television Studio Pro 4K ainda inclui 2 chaveadores downstream para adicionar gráficos, logotipos e marcas d’água aos seus vídeos. Os clientes podem usar um HyperDeck Studio Mini com o ATEM Television Studio Pro 4K como uma fonte para os arquivos de gráficos em movimento ProRes em 4:4:4:4 com canais alfa. Isso significa que os clientes podem obter gráficos de preenchimento e de chave compostos sobre vídeos ao vivo ou podem usar gráficos em movimento com alfa, como transições entre fontes, tudo em tempo real.


O ATEM Television Studio Pro 4K também oferece um conversor de intercomunicação integrado para câmeras SDI. A informação da intercomunicação é reenviada para a câmera via a alimentação do retorno de programa SDI nos canais de áudio SDI 15 e 16 raramente usados. Ao trabalhar ao vivo com um repórter em campo, pode haver um breve atraso fazendo com que eles escutem a si próprios como um eco nos seus fones de ouvido. O ATEM Television Studio Pro 4K inclui um novo recurso mix minus que reenvia todo o áudio do programa mas remove a voz do repórter para que que ele não escute seu próprio eco, o que distrai ao fazer a reportagem.


Para velocidade máxima e flexibilidade nas produções ao vivo, o ATEM Television Studio Pro 4K inclui um painel de controle virtual gratuito para Mac e Windows que permite que múltiplos usuários estejam conectados ao mesmo tempo. Ou seja, os clientes podem ter uma pessoa fazendo os cortes do programa, enquanto uma outra faz a mixagem de áudio e outra carrega ou altera os gráficos, à medida que alguém faz o balanço de cores e controla as câmeras remotamente.


“O ATEM Television Studio Pro 4K concentra a tecnologia broadcast mais avançada para switchers em um design compacto e sofisticado que pode ser levado a qualquer lugar”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “O mais interessante é que ele tem todos os mesmos recursos profissionais dos switchers de grande porte mais caros, mas cabe em racks de equipamento padrão ou em cases rígidos para viagem. Os clientes contam com a velocidade de um painel hardware de controle 1 M/E para que possam trabalhar em eventos ao vivo complexos e de ritmo acelerado!”


Recursos do ATEM Television Studio Pro 4K

  • Switcher broadcast integrado e painel hardware de controle profissional.

  • 8 x entradas 12G-SDI, todas com ressincronização automática e conversores de formato e taxa de quadro.

  • Compatível com todos os formatos de vídeo, desde HD até Ultra HD 2160p a 59.94 quadros por segundo.

  • 1 x multivisualização integrada para 8 fontes, assim como pré-visualização e programa.

  • Armazenamento gráfico em um pool de mídia interno para 90 quadros de vídeo Ultra HD, 360 quadros 1080HD ou 1440 quadros 720HD.

  • DVE integrado com bordas e sombreamento.

  • Transições incluem corte seco, mesclagem, imersão, wipes SMPTE e muito mais.

  • 1 chaveador upstream incluindo chaveador cromático, além de 2 chaveadores downstream.

  • 1 saída auxiliar com botões para cortes das fontes auxiliares e tela LCD para visualização.

  • Mixer de áudio interno faz a mixagem ao vivo do áudio embutido de todas as entradas de vídeo e entradas de áudio independentes.

  • Entradas XLR de áudio analógico estéreo balanceado.

  • Fontes internas incluem preto, barras de cores, dois geradores de cores e 2 saídas de leitor de mídia.

  • Porta ethernet para conexão com computador.

  • Painel de controle em software para Mac e Windows.

  • Compatível com todos os modelos ATEM Broadcast Control Panel.

  • Entrada genlock Black Burst e sincronização HD em três níveis para integração a sistemas de grande porte.

bottom of page