top of page

Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Blackmagic Design Anuncia DaVinci Resolve 15

A Blackmagic Design anunciou no mês passado o DaVinci Resolve 15, uma importante atualização que oferece a integração completa de efeitos visuais e gráficos em movimento, fazendo do programa a primeira solução do mundo a combinar edição online e offline profissional, correção de cores, pós-produção de áudio, colaboração multiusuário e, agora, efeitos visuais, tudo em uma única ferramenta de software. O DaVinci Resolve 15 oferece uma nova página Fusion inteiramente nova com mais de 250 ferramentas para composição, pintura, partículas, animação de títulos e muito mais. Além disso, o DaVinci Resolve 15 inclui uma atualização principal para o áudio Fairlight, com mais de 100 novos recursos e aprimoramentos que vêm sendo solicitados por editores e coloristas.

A versão beta pública do DaVinci Resolve 15 estará disponível hoje para download imediato no website da Blackmagic Design. O DaVinci Resolve 15 também será apresentado no estande SL216 da Blackmagic Design na NAB 2018.

O DaVinci Resolve 15 continua a revolucionar a pós-produção ao combinar quatro aplicativos de altíssimo nível como páginas diferentes em um único software. A página de edição contém todas as ferramentas que os editores profissionais precisam para fazer edição tanto offline quanto online, a página de colorização inclui as ferramentas de correção de cores mais avançadas do mundo, a página de áudio Fairlight foi desenvolvida especialmente para a pós-produção de som e a nova página Fusion oferece aos artistas de efeitos visuais e gráficos em movimento tudo que eles precisam para criar efeitos e animações com a qualidade cinematográfica de longas-metragens. Com um único clique, você pode alternar entre edição, colorização, efeitos e áudio instantaneamente.

Isto oferece aos usuários individuais flexibilidade criativa ilimitada porque eles podem aprender e explorar diferentes conjuntos de ferramentas. Ele também oferece capacidade para colaboração, assim pessoas com diferentes talentos podem trabalhar juntas no mesmo projeto ao mesmo tempo. O fluxo de trabalho colaborativo do DaVinci Resolve 15 acelera a pós-produção significativamente porque os clientes não precisam mais importar, exportar ou transferir projetos entre aplicativos de software diferentes e o trabalho não precisa mais ser conformado quando alterações são feitas. Tudo está no mesmo aplicativo de software.

Descrição Detalhada do DaVinci Resolve 15

O DaVinci Resolve 15 inclui uma página Fusion inteiramente nova para efeitos visuais e animações de gráficos em movimento com a qualidade cinematográfica de longas-metragens. O Fusion, o software de efeitos visuais e gráficos em movimento mais avançado do mundo, estava disponível apenas como um aplicativo independente anteriormente. Agora, ele foi integrado ao DaVinci Resolve 15. A nova página Fusion oferece aos clientes uma área de trabalho verdadeiramente tridimensional com mais de 250 ferramentas para composição, pintura vetorial, partículas, sobreposições, rotoscopia, animação de textos, rastreamento, estabilização e muito mais. Agregar o Fusion ao DaVinci Resolve tem sido um projeto significativo que será concluído entre os próximos 12 e 18 meses. Os clientes podem começar a usar o Fusion hoje para completar praticamente todos os seus trabalhos com efeitos visuais e gráficos em movimento. A versão independente do Fusion continuará disponível para os clientes que precisam dela.

2-davinci-resolve-15

Além de trazer o Fusion para o DaVinci Resolve 15, a Blackmagic Design também adicionou suporte para Apple Metal, múltiplas GPUs e aceleração CUDA, tornando usar o Fusion mais rápido do que nunca no DaVinci Resolve. Para acrescentar efeitos visuais ou gráficos em movimento, basta os clientes selecionarem um clipe na linha do tempo da página de edição e, então, clicar na página Fusion, onde poderão usar a interface dedicada baseada em nós, que é otimizada para efeitos visuais e gráficos em movimento. As composições criadas na versão independente do Fusion também podem ser copiadas e coladas nos projetos do DaVinci Resolve 15.

O DaVinci Resolve 15 também oferece uma atualização significativa para a página de áudio Fairlight. A página Fairlight agora possui um conjunto completo de ferramentas ADR, retemporização de áudio variável e estático com correção de tom, normalização de áudio, controles de panorâmica 3D, controles de rolagem de vídeo e áudio, um indicador de reprodução fixo com rolagem da linha de tempo, bibliotecas de áudio compartilhadas, suporte para projetos Fairlight legados e plug-ins multiplataforma integrados, como reverberação, remoção de zumbido, canal vocal e de-esser. Com o DaVinci Resolve 15, os clientes não precisam mais se preocupar com plug-ins de áudio ao se deslocar entre Mac, Windows e Linux, porque os plug-ins FairlightFX são executados nativamente em todas as três plataformas.

O DaVinci Resolve é o editor de vídeo não linear de maior crescimento da indústria. Ele também é o corretor de cores favorito de Hollywood. A Blackmagic Design prestou muita atenção às recomendações de coloristas e editores profissionais. O DaVinci Resolve 15 inclui mais de uma centena de novos recursos e aprimoramentos solicitados por editores e coloristas.

Os coloristas contam com um novo navegador de LUTs para a pré-visualização e aplicação rápida de LUTs, além de novos nós compartilhados que são interligados para que a alteração de um nó seja correspondida em todos os outros, múltiplos indicadores de reprodução para a referência rápida de planos de imagem distintos em um programa, desempenho até cinco vezes mais rápido na estabilização, redução de ruído aprimorada e um novo modo “Super Scale HD” para o redimensionamento de HD para 8K. O DaVinci Resolve 15 também amplia o suporte a HDR com análise acelerada de metadados Dolby Vision e controles nativos de gradação HDR 10+. Além disso, novos ResolveFX permitem que os clientes corrijam manchas ou removam elementos indesejados em um plano de imagem usando tecnologia de preenchimento inteligente. Também há novos ResolveFX para a eliminação de poeira e arranhões, efeitos de difração de abertura e lentes, entre outros.

3-davinci-resolve-15

Os editores profissionais encontrarão novos recursos especialmente desenvolvidos para tornar a montagem, o aparo, a organização e os trabalhos em projetos de grande escala ainda mais eficazes. O DaVinci Resolve 15 ainda aprimorou o tempo de carregamento consideravelmente para que projetos com centenas de linhas de tempo e milhares de clipes agora abram instantaneamente. Novas linhas de tempo empilhadas e abas de linhas de tempo permitem que editores visualizem múltiplas linhas de tempo ao mesmo tempo para que possam cortar, colar, copiar e comparar cenas de linhas de tempo diferentes com rapidez. Também há novos marcadores com anotações na tela, ferramentas para legendagem e closed caption, gravação automática com versionamento, ferramentas de personalização de teclado significativamente melhores, novos modelos Fusion de titulação em 2D e 3D, estabilização de imagens na página de edição, uma janela flutuante para o código de tempo, aprimoramento de ferramentas de organização e metadados, predefinições de renderização para o Netflix, suporte a IMF e muito mais.

Para um fluxo de trabalho de altíssima velocidade, os clientes podem adicionar modelos DaVinci Resolve Micro Panel, DaVinci Resolve Mini Panel ou DaVinci Resolve Advanced Control Panel. Todos os controles desses painéis foram posicionados de maneira lógica e fabricados com materiais da mais alta qualidade. As trackballs calibradas, suaves e de alta resolução com botões giratórios e dials desenvolvidos com precisão incluem a medida perfeita de resistência para ajustar qualquer configuração com exatidão. Os painéis de controle DaVinci Resolve proporcionam um controle fluido e prático sobre múltiplos parâmetros ao mesmo tempo para coloristas e editores, permitindo que criem looks que seriam simplesmente impossíveis com um mouse padrão.

4-davinci-resolve-15
bottom of page