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Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Vídeo publicitário x vídeo institucional: qual o melhor?



Fazer vídeos e compartilhá-los na internet é um método eficiente para conseguir atrair e engajar o público. Por isso, diversas marcas têm utilizado esse recurso a fim de obter maior visibilidade no mercado e conseguir se posicionar através da divulgação na mídia.



Mas, muitas empresas possuem dúvidas em relação ao melhor tipo de material audiovisual para investir. Isso porque existem dois tipos de vídeos muito comuns no mercado: o publicitário e o institucional.


Se você também possui essa dúvida, continue acompanhando o nosso post, pois explicaremos as principais diferenças entre o vídeo publicitário e o institucional. Então, vamos lá?


O que é vídeo institucional?

O vídeo institucional normalmente é produzido com o intuito de fortalecer a marca através dos seus valores e da sua missão. Portanto, esse tipo de material audiovisual é desenvolvido com o objetivo de apresentar uma empresa, ou melhor, promovê-la para o seu público.


Por isso, o vídeo institucional possui um modo específico de se comunicar com o público, afinal o seu maior objetivo é demonstrar a importância e os benefícios de se relacionar com a marca, seja para um investidor ou um consumidor.


Esse tipo de vídeo precisa ser composto por estes três pilares:

  • Texto: o conteúdo do vídeo institucional deve ser simples e rápido e precisa influenciar o público de alguma forma, de modo que o texto permaneça na memória de quem estiver assistindo;

  • Voz: fazer uma narração para apresentar a empresa é uma forma de transmitir a mensagem com mais exatidão, e assim ter uma comunicação mais próxima com o leitor. Além disso, a composição da voz com a imagem consegue atrair ainda mais o público;

  • Imagem: é necessário que o vídeo contenha imagens sobre a organização, de acordo com a mensagem que a marca deseja transmitir e com o perfil da empresa.

  • Seguindo as dicas desses três pilares, será possível fazer um excelente vídeo institucional, realizar uma boa apresentação sobre a empresa e também ter a atenção do espectador, de modo a atrair o público com mais facilidade.

Entendendo o vídeo publicitário

O vídeo publicitário deve ser produzido quando a empresa deseja lançar um novo produto ou serviço no mercado, e precisa que o público saiba dessa novidade. Então, se você quer aumentar as vendas e colocar os seus produtos na mídia para que esses se tornem conhecidos, aposte nos vídeos publicitários!


Para fazer um bom vídeo publicitário, é necessário que você produza um material curto e rápido, seguindo os valores da sua organização. Ah, e não esqueça: utilize recursos audiovisuais para capturar a atenção do espectador logo no início do vídeo já que dessa forma é possível conseguir cativar as pessoas e engajá-las.


Afinal, qual o melhor: vídeo publicitário ou institucional?

Bem, não existe o melhor material audiovisual. Isso porque o vídeo institucional é indicado para proporcionar um maior prestígio para a empresa, de modo a melhorar o seu posicionamento no mercado e apresentá-la para o público.


Já os vídeos publicitários são indicados para as marcas que desejam anunciar um novo produto ou serviço ou até mesmo lançar uma nova campanha no mercado. Esse tipo de material audiovisual é recomendado quando uma empresa deseja atingir o consumidor, e fazê-lo adquirir o seu produto.


Então, você entendeu as principais diferenças entre o vídeo publicitário e o institucional? Escolha o que mais se adequa às necessidades e aos objetivos da empresa, e obtenha muito sucesso!

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