top of page

Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Qual o melhor formato de vídeo para o Youtube?

No mundo do áudio e do vídeo existe uma grande quantidade de diferentes formatos, que se poderia dizer “dialetos”, muitos criados a vários anos atrás, outros nem tanto e outros ainda, mais recentes. Dentro dessa questão temporal, um fato a ser pensado é que à medida em que os anos foram passando, a qualidade das imagens que vemos, melhor dizendo, a melhor qualidade possível para se ver um conteúdo de vídeo foi cada vez aumentando mais.



Maior qualidade sempre esteve de maneira geral associada à maior quantidade de informações, pois para essa maior qualidade ser exibida como tal, são necessários muitos pixels (muitos pontos na imagem), o que se conhece como resolução. A resolução depende do hardware e do software, dois fatores que se desenvolvem sem parar desde que surgiu a informática. Maior capacidade de processamento aliada ao aumento da tecnologia foi trazendo e continua trazendo telas cada vez maiores e com imagens cada vez melhores a serem mostradas.


No entanto existe um constante gargalo: a tecnologia de exibição sempre esteve à frente das tecnologias disponíveis de armazenamento de informações: onde, afinal, conseguir guardar volume tão grande de dados para serem exibidos nas telas com definição cada vez maior? E quando se fala em exibição em telas, deve ser lembrado também o lado inicial da cadeia de geração dos conteúdos em vídeo: a fase de captação, onde a maioria das imagens nascem (quando não originam-se de softwares de manipulação e geração gráficas).


A resposta para esse dilema do armazenamento, oferecida pela tecnologia, foi a compressão das imagens, em uma relação de custo x benefício com diversas graduações: maior compressão, menor qualidade, menor compressão, maior qualidade.. mas… a ser exibida onde?


Esse lado final da cadeia, que em sua origem não passava de uma pequena tela eletrônica de exibição, a TV, com o tempo expandiu-se enormemente: um mesmo conteúdo produzido passou a poder ser exibido em uma variedade grande de tamanhos, tipos e qualidade de telas, desde a minúscula tela de um relógio de pulso à imensa tela em uma sala de cinema.


No meio dessa cadeia, surge o Youtube, abrangendo uma fatia de formas de exibição oscilando principalmente entre as telas de aparelhos celulares e laptops, com grande variação de capacidade de resolução na exibição de conteúdo.

O Youtube portanto necessita disponibilizar um determinado conteúdo de vídeo para poder ser visto com a melhor qualidade possível e ainda oferecer a possibilidade dessa qualidade se adaptar à velocidade da conexão e ao desejo do usuário em ver o conteúdo na resolução escolhida.


A quantidade de formatos aceita pelo Youtube é grande: MPEG4, AVI, MOV, FLV, WMV e diversos outros. No entanto, é importante não olhar somente para essa parte inicial do processo (upload) e sim, para o que acontecerá a seguir. Como foi referido acima, existe bastante diversidade entre os tipos de aparelhos ‘clientes’, ou seja, os aparelhos que serão utilizados pelas pessoas para assistirem esse conteúdo.

A partir desse conteúdo, o Youtube irá gerar versões com diferentes resoluções e formatos: 360p, 420p, 720p e também versões específicas para aparelhos móveis. Além disso, durante esse processo, buscará otimizar o vídeo para ser reproduzido de forma online da melhor maneira possível.


Assim, para se obter o melhor resultado, é bastante interessante que o formato do vídeo armazenado no Youtube seja o mais parecido (compatível) com o formato de vídeo que o reprodutor (player) é capaz de exibir e isso abre algumas questões: necessidade eventual de conversões, perda de qualidade nesses processos de conversão, tamanho do arquivo a ser convertido e tempo / consumo de dados no processo e outras.


Por tudo isso, a recomendação fornecida pelo Youtube para upload de um vídeo HD 1080p (formato mais comum gravado pelas câmeras dos consumidores atualmente) é enviá-lo em mp4, utilizando o codec H.264, com bitrate entre 15 a 20Mbps. Em termos de resolução, apesar de conteúdo inferior à HD também ser aceito, se o mesmo já estiver em HD o upload nessa forma irá garantir melhores resultados na visualização. Conteúdo em 4K (Ultra HD) também pode ser enviado.

A taxa bitrate indicada acima garante que as versões que vão ser geradas automaticamente pelo Youtube e disponibilizadas aos usuários mantenham qualidade mínima razoável – objetivo desejado por quem faz upload de conteúdos para a plataforma.


O formato mp4 (com seus codecs MPEG4 e H.264) é tratado pela quase totalidade dos equipamentos hoje em dia, com muitas vantagens: consegue comprimir com bastante eficiência e gerar arquivos pequenos ao mesmo tempo mantendo excelente qualidade na imagem reproduzida. Assim, é o formato ideal para upload na plataforma Youtube.


O frame rate máximo deverá ser 60fps e o aspecto da imagem, 4:3 para conteúdos antigos e 16:9 para conteúdos mais recentes, que já estejam nesse aspecto originalmente. O Youtube adicionará automaticamente barras verticais pretas no conteúdo 4:3 para exibí-lo no aspecto 16:9, não sendo assim necessário fazer qualquer tratamento em relação a isso antes do upload.

No caso do áudio, recomendam-se os formatos MP3 ou AAC, utilizando bitrate igual ou maior do que 192Kbps e taxa de amostragem (sample rate) de 44,1KHz.


Como Escolher o Melhor Formato de Vídeo para Upload no YouTube

Quando se trata de compartilhar conteúdo no YouTube, o formato certo é fundamental para garantir que os usuários obtenham a melhor experiência possível. Por isso, escolher o melhor formato de vídeo para upload no YouTube é uma tarefa importante e necessária.


Entendendo os Formatos de Vídeo Disponíveis para Upload no YouTube

Quando se trata de carregar vídeos no YouTube, há muitas opções disponíveis. Cada formato tem suas próprias especificações e recomendações que você precisa saber para obter o melhor resultado possível. Para ajudar, este post explicará os formatos de vídeo mais populares e fornecerá algumas dicas úteis sobre como escolher o melhor para você.


O primeiro passo é conhecer os principais formatos de arquivo de vídeo: MP4, AVI, MOV e WMV são as opções mais populares. Cada um oferece diferentes taxas de bits, taxas de quadros e qualidades da imagem. Por exemplo, o MP4 é uma boa escolha se você quiser manter os arquivos pequenos sem perder a qualidade do vídeo; enquanto isso, o AVI é ideal para obter alta qualidade em grande parte dos dispositivos modernos. Você também pode optar pelo formato HEVC (H265) para obter ótimos resultados com menor tamanho do arquivo.


Como Escolher o Formato de Vídeo Ideal Para Cada Tipo de Conteúdo?

Quando se trata de escolher o formato de vídeo ideal para cada tipo de conteúdo, existem algumas considerações importantes a serem feitas. Primeiro, é preciso levar em conta qual será o destino do vídeo: será que ele vai ser usado somente no YouTube ou em outros canais? Além disso, você também precisa considerar as necessidades específicas da sua audiência e os recursos disponíveis para produzir um conteúdo visualmente atraente.


Uma das melhores soluções para quem deseja fazer uploads no YouTube é utilizar formatos comuns como MP4, AVI e MOV. Esses formatos oferecem boa qualidade de imagem e áudio sem comprometer muito a velocidade de carregamento do vídeo. Também são aceitos pelos principais navegadores web e dispositivos móveis. No entanto, existem outras opções disponíveis que podem proporcionar resultados melhores dependendo do objetivo final do seu vídeo.\


Dicas Importantes para Otimizar a Qualidade do Seu Vídeo no YouTube

Verifique as configurações de qualidade do seu dispositivo de gravação. Você quer que os arquivos tenham boa resolução e taxa de bits altos para obter a melhor qualidade possível. Em seguida, opte pelo formato MP4 com codec H264 e áudio AAC com taxa de bits entre 128-384 kbps. Isso garantirá que os arquivos tenham tamanho pequeno sem comprometer a qualidade dos vídeos. Finalmente, use ferramentas especializadas para editar e converter os arquivos antes de enviá-los para o YouTube. Estas ferramentas podem ajustar automaticamente as configurações ideais para obter uma imagem nítida e som cristalino em todos os dispositivos compatíveis com o YouTube. Com essas dicas em mente, você pode ter certeza que o resultado final será excelente!


Agora que você já sabe como escolher o melhor formato de vídeo para upload no YouTube, é hora de colocar tudo em prática! Com as informações e ferramentas apropriadas, você pode criar conteúdo de vídeo profissional facilmente. Além disso, otimizando seu upload para obter os melhores resultados possíveis.


Comece a pensar nos tipos de conteúdo que deseja criar e embarcar em sua viagem rumo às melhores estratégias de digital com o YouTube! Pense fora da caixa e expanda seus horizontes para além do simples upload de vídeos. Seja criativo e explore todas as possibilidades que este fantástico meio tem a oferecer! Comece hoje mesmo: descubra como fazer um vídeo incrível usando os formatos certos e compartilhe-o para ter uma audiência maior do YouTube.


bottom of page