top of page

Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K: saiba tudo sobre o lançamento

Atualizado: 25 de fev. de 2020

A Blackmagic Design lançou, há muito esperada, Blackmagic Pocket Cinema Camera. E nesse post explicaremos em detalhe tudo o que podemos encontrar nesta pequena maravilha audiovisual.


O futuro das câmeras digitais cinematográficas portáteis

Não é preciso esperar anos para ter na sua mão a revolução em câmeras digitais, já que, recentemente, foi anunciado o lançamento da Blackmagic Pocket Cinema Camera. Mas, o que faz dessa câmera um dispositivo especial e de vanguarda? Bom, a resposta é tão ampla que vamos dedicar um post só ela.


Embora a Blackmagic Pocket Cinema Camera possa ser usada como uma câmera de vídeo convencional, ela conta com uma gama de recursos profissionais que fazem com que o material filmado fique parecendo um autêntico filme de Hollywood.


Isto é possível por conta da combinação de um incrível desempenho sob pouca luz, alto alcance dinâmico e o codec Blackmagic RAW. Todos esses detalhes fazem com que as imagens sejam naturais, claras, bonitas e bem-acabadas.


A câmera está disponível em dois modelos, que incluem um LCD de 5’’, suporte para cartões SD e CFast, gravação em unidades USB-C externas e, além disso, vêm com o DaVinci Resolve Studio para edição, correção de cores, VFX e muito mais. Vejamos as características próprias de cada um dos modelos: Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K Com resolução de 4096 x 2160, sensor de imagem 4/3 e um encaixe de lente MFT, ela permite capturar imagens de altíssima qualidade e com ampla faixa dinâmica. É um dispositivo portátil, já que é possível usar lentes supercompactas, permitindo levar o aparelho até lugares em que seria difícil trabalhar com outras câmeras. Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Esta câmera possui um sensor Super 35 6144 x 3456 e encaixe de lentes EF, permitindo, assim, criar imagens cinematográficas incríveis e sofisticadas.

Por outra parte, a altíssima resolução é muito prática na hora de editar, reenquadrar e corrigir cores na pós-produção. É possível, por exemplo, usar zoom e fazer reenquadramentos ou criação de planos sem necessidade de usar várias câmeras e, claro, sem perder qualidade de imagem. Uma câmera digna do telão Além das especificações já mencionadas, a Blackmagic Pocket Cinema Camera conta com algumas das melhores características de ponta do mercado.

Por ser uma câmera compacta, foi pensada para ser funcional nas suas mãos. Por isso, conta com uma empunhadura multifunção para controlar rapidamente as funções ISO, WB e o obturador, dentre outras. Também conta com controles adicionais para que não seja necessário operá-la navegando pela tela, e sim com simples toques dos dedos.


De qualquer forma, o sistema operacional SO Blackmagic vale uma menção de destaque: é um sistema intuitivo, simples e muito rápido, que permite que a câmera ligue quase instantaneamente – e os recursos do dispositivo são executados de forma independente para um melhor controle.


Tanto a Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K quanto a 6K oferecem 13 stops de faixa dinâmica, além do ISO nativo duplo de até 25.600 para capturar as melhores imagens em diversas condições de iluminação, sem perder detalhes secundários e a qualidade do sujeito principal da imagem. Elas também gravam em até 60 fps em resolução máxima, ou 120 fps no modo janelado.


Ou seja, com uma pequena câmera você consegue trabalhar com a mesma tecnologia de imagem das câmeras cinematográficas digitais de primeira linha.

Esse lançamento consegue gravar em todas as resoluções e taxas de quadro padrão, que vão desde HD até DCI 4K e, inclusive, 6K – mas também é possível obter fotogramas em 21,24 megapixels no modelo 6K por exemplo. Esse modelo também grava até 50 fps em 6144 x 3456 a 16:9, 60 fps em 6144 x 2560 a 2.4:1 ou 60 fps em 5744 x 3024 a 17:9, podendo alcançar até 120 fps em 2.8K 2868 x 1512 a 17:9. Usando lentes anamórficas, dá para trabalhar em 6:5 e 3.7K a 60fps, com uma resolução de 3624 x 3020. E ainda há mais!

Uma das peculiaridades da Blackmagic Pocket Cinema Camera é que não é preciso transcodificar mídias, porque ela trabalha com formatos de arquivo de padrão aberto. Isto permite que os materiais sejam compatíveis com quase todos os programas de pós-produção (porém, sugerimos aproveitar as vantagens de usar o DaVinci Resolve Studio, que já vem incluído na compra do produto), além de funcionar em todos os sistemas operacionais.


Mas, para render todo esse incrível desempenho, é necessário suportes dignos. Por isso, ela conta com gravadores de cartão CFast e SD UHS-II integrados, e uma porta de expansão USB-C. Caso prefira, pode usar cartões SD comuns para gravar em HD, mas se quiser aproveitar o máximo da câmera, com os cartões UHS-II e CFast de alto desempenho você gravar em 4K e 6K nativo usando Blackmagic RAW, um dos melhores formatos RAW do mundo.


Este avanço dos formatos de arquivos permite que a Pocket Cinema Camera trabalhe as cores de forma similar à URSA Mini Pro G2, que é, sem dúvidas, um produto de alta gama. Dessa forma é possível captar mais dados de cores, realces e sombras. O já mencionado formato Blackmagic RAW também permite que os dados das cores e faixa dinâmica sejam salvos nos metadados para ser usados na pós-produção.


Como se isso não fosse suficiente, ela é compatível com arquivos LUT 3D de 17 e 33 pontos padrão da indústria. Mas, caso prefira, pode trabalhar com as LUTs incluídas, dentre elas: Extended Video, Film to Video, Film to Rec 2020, etc.


Como já vimos, embora seu tamanho pequeno, a câmera é de ponta e sua qualidade é impressionante. Por isso, como todo dispositivo profissional, também conta com conexões para áudio, monitoramento, alimentação, dentre outras. É possível conectá-la a um televisor ou display HDMI para monitoramento no set por meio do conector HDMI com saída de 10 bits e suporte para HDR.


Também conta com uma conexão miniXLR para microfones profissionais (como boom ou lapela), uma entrada de 3,5 mm e um conector de alimentação DC, além da já mencionada porta USB-C para gravar diretamente no disco de mídia. Isso sem falar dos quatro microfones integrados resistentes a condições climáticas, como o vento.


Até aqui só mencionamos alguns dos pontos principais da Blackmagic Pocket Cinema Camera. Deixamos de fora o controle remoto de câmera sem fio via Bluetooth, o design de fibra de carbono e policarbonato e a tela de toque com foco de alta precisão, mas acreditamos que já há motivos mais do que suficientes para deixar qualquer um sem palavras, concorda?


Outras novidades e lançamentos Além da câmera, o CEO da Blackmagic Design, Grant Petty, anunciou mais lançamentos:


DaVinci Resolve 16.1: uma versão beta do já renomeado software da Blackmagic, que inclui novos recursos, com os quais diminui drasticamente o turn around time (TAT) para edições complexas, fazendo do DaVinci um dos softwares mais rápidos do mundo.


Blackmagic RAW Speed Test: com esse software, é possível testar o desempenho da sua CPU e GPU usando velocidades de decodificação de quadros Blackmagic RAW de resolução completa.


UltraStudio 4K Mini: uma nova solução de captura e reprodução pela qual um computador Thunderbold 3 pode ser conectado a qualquer dispositivo de vídeo e, assim, montar estações de trabalho de edição de alto desempenho – ideal, também, para ser usado com o DaVinci Resolve 16.


E então, gostou das novidades? Até a próxima!


bottom of page