top of page

Tudo sobre o mundo de vídeo-produção

ATEM Mini – O Switcher mais rápido do mercado



Transmissões ao vivo sempre chamam a atenção do espectador: ele é levado a outro plano, outro mundo distante ou perto de onde está, mas que o faz abandonar por instantes sua realidade e se conectar com outras pessoas por meio da tela. Canais de televisão sempre souberam do poder que o “ao vivo” tem para engajar o público e começaram a transmitir no fim da década de 50. A primeira transmissão ao vivo para o mundo inteiro foi em 25 de junho de 1967, quando os Beatles tocaram a música “All You Need Is Love”. Cerca de 350 milhões de pessoas assistiram a performance diretamente dos estúdios Abbey Road.


Desde então as transmissões foram se popularizando e ganhando mais recursos, até chegar nas “lives” de redes sociais e sites como o YouTube: qualquer pessoa com um celular conectado à internet consegue se transmitir para o mundo inteiro a qualquer momento. Em tempos de distanciamento social, causado pelo COVID-19, muitas pessoas estão se conectando com familiares e artistas que admiram através de lives, que podem ajudar na conscientização sobre medidas protetivas, arrecadação de recursos e acalmar o coração frente a incerteza do futuro. Transmissões ao vivo geram empatia e a pandemia provou isso.


Equipamentos essenciais para uma live de qualidade

Apesar da acessibilidade para se transmitir ao vivo atualmente, bons equipamentos são essenciais para uma live de qualidade, principalmente se você faz parte do mercado audiovisual.


Boas câmeras garantem qualidade da imagem; tripés e estabilizadores garantem um plano que conte sua história e também suavidade de movimento; bons cenários garantem uma boa introdução ao assunto; bons oradores garantem que a live será bem apresentada. Mas como misturar isso tudo ao vivo? Como contar a história escolhendo o melhor ângulo no melhor momento? É aí que entra em cena o switcher.


Afinal, o que é um switcher?

O switcher é o cérebro de uma operação multicâmera. Através dele, o operador consegue cortar câmeras, fazer transições, escolher enquadramentos e adicionar efeitos diversos na tela – o que enriquece e muito a produção. Antigamente, equipamentos desse tipo eram extremamente pesados e caros, porém tudo evolui e hoje há modelos compactos e acessíveis no mercado, como o ATEM Mini da Blackmagic Design – o mais rápido e mais completo que você pode encontrar!


Com capacidade para transmissão em Full HD com até 60 quadros, o ATEM Mini possui 4 entradas HDMI independentes, nas quais é possível conectar 4 câmeras. Você não precisa se preocupar se elas estão filmando no mesmo padrão de vídeo, afinal nem sempre é possível transmitir com câmeras iguais. Simplesmente o switcher reconhece e converte para o padrão de vídeo que você escolheu. Mágico, não é?


O ATEM Mini conta com uma interface extremamente intuitiva para o controle de qual câmera vai ao ar: com o botão CUT você faz um corte seco de uma câmera para outra, mas se deseja adicionar efeitos mais suaves ou impactantes para transição basta apenas apertar o botão AUTO. Ainda é possível escolher a duração da transição, variando de 0.5 até 2.0 segundos.


O switcher tem duas entradas de microfone de 3,5mm estéreo: se há duas pessoas falando é possível que as duas utilizem lapelas, ou utilizar um microfone ambiente e outro lapela – as possibilidades são infinitas e basta a criatividade do produtor na captação do áudio. O ATEM Mini possui um mixer de áudio Fairlight completo, além de botões em cada entrada para controlar o nível do áudio e ativar as entradas no mixer – tudo em tempo real.


Além disso, o switcher também facilita a vida de quem faz a transmissão pela internet, em plataformas como o YouTube, Instagram e Facebook. Com a saída USB o computador reconhece o ATEM Mini como uma webcam tradicional, simplificando assim o processo de conexão em tais plataformas. A diferença primordial é que você continua com a qualidade das câmeras e microfones que conectar na mesa de corte.


Quem sabe faz ao vivo, mas como garantir o resultado?

Saber qual o momento certo para o corte e qual câmera escolher é uma arte. Mas para garantir que a escolha é a correta, é possível configurar o ATEM Mini para o modo M/E, utilizado pelos maiores teledifusores do mundo. Nesse modo você pré-visualiza a fonte de imagem escolhida e somente após apertar o botão CUT ou AUTO o corte ou transição é aplicado entre as imagens.


Importante destacar que o modelo ATEM Mini Pro inclui um multivisualizador que permite acompanhar todas as câmeras conectadas, além de indicar qual delas está no ar, incluindo status para gravação, streaming e níveis de volume através do mixer de áudio.



A mesa ainda conta com a possibilidade de conectar gravadores em disco por meio da saída de USB: assim é muito fácil recordar transmissões de longa duração em formatos h.264 e áudios AAC, perfeitos para trabalhos de pós-produção. Com hardwares hub ou multidock também é possível conectar mais discos externos e garantir que toda a live seja gravada – sem preocupações com a duração da mesma e espaço em disco.


Recursos gráficos e chroma-key

Um dos principais recursos para deixar sua live com aspecto profissional é introduzir títulos, vinhetas e os chamados “lower-thirds”, que nada mais são do que aquelas barras com informações como: nome dos participantes, profissão e dados sobre o assunto em pauta.


Através do ATEM Software Control, programa gratuito e integrado a mesa de corte da Blackmagic, é possível incorporar até 20 arquivos gráficos – que podem ser carregados no software ou via um plug-in que o conecta diretamente ao Photoshop, sendo possível alterar em tempo real as diversas titulações.


O ATEM Mini também é excelente para gerar cenários virtuais e enriquecer a produção, pois possui uma chave croma avançada, permitindo controles precisos para bordas e reflexos.


Praticidade, qualidade e acessibilidade é o que o lançamento da Blackmagic leva para produtores de conteúdo que desejam fazer lives. Entre em contato com a BCTV e peça um orçamento. Nossos profissionais estão prontos para explicar melhor os recursos disponíveis!


bottom of page